Sumarização de Arquivos de Log de GPS
Atualmente, a maioria dos ciclocomputadores utilizados pelos ciclistas (amadores e profissionais) possuem um GPS. Esses dispositivos também conversam com diferentes sensores, como por exemplo, sensor de frequência cardíaca, velocidade, cadência, potência, etc. Isso permite que o ciclista/treinador possa analisar os dados do pedal e verificar se o treino foi realizado conforme prescrito.
Todas essas informações (GPS e sensores) são armazenadas a cada segundo. No exemplo abaixo, temos o log de dois segundos. As duas primeiras linhas contém a informação da bicicleta utilizada e a data da atividade. Na sequência, temos diversos campos com os respectivos valores e unidades registrados a cada segundo. Note que nem todos os campos estarão disponíveis. Por exemplo, se o ciclista não usar um sensor de frequência cardíaca, o campo heart_rate não existirá.
- gps.log
Gear: Cannondale SuperSix Date: Nov 2, 2020, 10:26:44 AM altitude: 973.8 m ascent: 0 m battery_soc: 100.0 percent cadence: 62 rpm calories: 0 kcal distance: 2.21 m enhanced_altitude: 973.8 m enhanced_speed: 3.343 m/s gps_accuracy: 2 m grade: 7.9 % heart_rate: 112 bpm left_pedal_smoothness: 30.0 percent left_right_balance: 56 left_torque_effectiveness: 95.0 percent position_lat: -302650798 semicircles position_long: -587443105 semicircles power: 201 watts right_pedal_smoothness: 28.0 percent right_torque_effectiveness: 85.5 percent speed: 3.343 m/s timestamp: 2020-11-02 10:26:45 altitude: 973.8 m ascent: 0 m battery_soc: 100.0 percent cadence: 63 rpm calories: 0 kcal distance: 5.18 m enhanced_altitude: 973.8 m enhanced_speed: 3.312 m/s gps_accuracy: 2 m grade: 7.2 % heart_rate: 112 bpm left_pedal_smoothness: 30.5 percent left_right_balance: 55 left_torque_effectiveness: 95.0 percent position_lat: -302650524 semicircles position_long: -587442916 semicircles power: 194 watts right_pedal_smoothness: 28.0 percent right_torque_effectiveness: 85.5 percent speed: 3.312 m/s timestamp: 2020-11-02 10:26:46
Atividade
Para esse trabalho, você terá acesso a diversos arquivos de log (https://www.inf.ufpr.br/lesoliveira/ci1002/) de diferentes bicicletas. Você deve escrever um programa que leia todos os logs de um dado diretório e apresente um resumo para cada bicicleta da seguinte forma:
Bicicleta: Cannodale SuperSix
Data | Distância (km) | Velocidade Média (km/h) | Velocidade Máxima (km/h) | HR Médio (bpm) | HR Máximo (bpm) | Cadência Média (rpm) | Subida Acumulada (m) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2/11 | 62,3 | 25 | 50 | 130 | 150 | 75 | 1200 |
… | … | … | … | … | … | … | … |
Observações:
- No arquivo de log, o valor de uma grandeza é válido até o próximo timestamp. No exemplo de log acima, a velocidade de 3.343 m/s é a velocidade praticada no intervalo de 1 (um) segundo que vai do timestamp 2020-11-02 10:26:45 até o timestamp seguinte (2020-11-02 10:26:46).
- Os valores médios (velocidade, cadência e HR) devem ser ponderados em função do tempo, levando em consideração os timestamps, ou seja quanto tempo durou cada valor. Este intervalo de tempo é o peso usado no cálculo da média ponderada. No exemplo do item acima, o peso da velocidade 3.343 é 1.
- Valores nulos de velocidade (speed), cadência (cadence) e HR (heart rate) não devem ser considerados no cálculo dos valores médios respectivos. São considerados valores nulos o valor 0 (zero), a palavra None, ou a ausência do valor no registro do log.
- Quando há uma parada total do ciclista (por exemplo, o ciclista parou para tomar um café), isto é sinalizado com o valor de velocidade 0 (zero). Nestes casos, o GPS pode ficar alguns minutos sem gravar nada, ou registrar diversas entradas com velocidade nula. A retomada de movimento ocorre quando após um resgistro em que a velocidade é nula, um novo registro é gravado com velocidade não-nula.
- Subida Acumulada é quantos metros o ciclista subiu durante a atividade. Nesse cálculo você deve considerar somente o ganho de altimetria, ou seja altitude no tempo t+1 > altitude no tempo t.
- Para efeitos de verificação, você pode comparar os valores de saída de seu programa com o seguinte exemplo de saída.
Ao fim você deve apresentar um sumário contendo as seguintes informações: Quantidade de Atividades, Total Percorrido em km, Pedal mais longo em km, Pedal mais curto em km e Distância Média em km.
Forma de chamada:
./gps -d <diretório de arquivos log>
Com essa chamada, seu programa deve ler todos os arquivos de log encontrados no diretório passado como parâmetro e armazenar as informações relevantes em memória.
Enquanto o programa estiver lendo os arquivos de log, o usuário deve ser informado que o programa está em execução.
Uma vez feito isso, o programa deverá apresentar as seguintes opções ao usuário:
- Bicicletas Encontradas: Mostra todas as bicicletas encontradas durante o processamento dos arquivos de log.
- Pede para o usuário informar uma das bicicletas encontradas e apresenta a lista de atividades, resumo conforme descrito acima.
- Lista todas atividades agrupadas por bicicleta e ordenadas pela data
- Lista todas atividades agrupadas por bicicleta e ordenadas pela distância
- Lista todas atividades ordenadas pela subida acumulada
- Histograma: O usuário deve escolher uma bicicleta e apresentar um histograma da seguinte forma:
- O histograma deve mostrar a distribuição da distância das atividades da bicicleta escolhida como no exemplo abaixo. Para facilitar a comparação, o gráfico deve conter um número fixo de colunas no qual cada coluna contém os intervalos de 10km. Para definir o número de colunas, você deve encontrar a atividade mais curta (C) e a mais longa (L). Por exemplo, suponha C = 25 e L = 124. Nesse caso, a primeira linha do histograma vai de 20 a 29, a segunda de 30 a 39 e assim por diante sendo que a última linha deve conter a atividade mais longa. O histograma pode ser apresentado no formato ASCII como no exemplo abaixo, com as distâncias no eixo y e a quantidade de atividades no eixo x:
Atividade Extra:
Os alunos que apresentarem o mesmo histograma no formato gráfico (vide exemplo abaixo) receberão 25 pontos extras na nota final do trabalho. Para gerar o gráfico, você pode utilizar qualquer biblioteca (por exemplo, gnuplot), desde que a implementação seja na linguagem C.
ATENÇÃO
- Sempre que possível, as informações necessárias às funções devem ser transferidas como parâmetros (por valor ou por referência, dependendo da situação). Minimizar o uso de variáveis globais.
- Use alocação dinâmica de memória para leitura e processamento dos arquivos de log.
- Para testar seu programa, use os arquivos de log disponíveis aqui
Estrutura do código-fonte
O código-fonte deve ser devidamente modularizado e estruturado em arquivos .c
e .h
que
agrupem as diversas funcionalidades do programa: leitura/escrita em
arquivos, alocação de memória, geração de tabelas, etc. Deve haver pelo menos 3 arquivos: um contendo o programa principal (apenas) e os demais contendo os diversos módulos que compõem o programa.
O que deve ser entregue
- Deve ser entregue ao professor um arquivo .tar ou .zip contendo:
- arquivos
.c
e.h
- arquivo
Makefile
- Por favor, NÃO ENVIE OS ARQUIVOS DE LOG!
- O
Makefile
para o projeto deve ter pelo menos:- Os alvos
all
(default),clean
epurge
. - CFLAGS =
-std=c99 -Wall
ATENÇÃO
: Deve ser OBRIGATORIAMENTE usada a opção de compilação-std=c99
- Compilar e ligar separadamente (gerar arquivos
.o
intermediários)
- Os trabalhos devem ser entregues através do Moodle C3SL:
Avaliação
Os itens de avaliação do trabalho e respectivas pontuações são:
- Modularização e organização do código-fonte (15 pontos)
- Funcionamento: corretude das respostas nos testes executados (40 pontos)
- Eficiência: algoritmos e estruturas de dados utilizados para obter um melhor desempenho e uso eficiente de alocação dinãmica de memória (45 pontos)
- Atividade Extra: Histograma em formato gráfico (+25 pontos)
ATENÇÃO: programas que tiverem erros de compilação ou terminarem a execução de forma abrupta sem que tenha havido processamento adequado receberão nota ZERO