Recursos de pesquisa
Seguem abaixo algumas sugestões de sites e serviços úteis para a busca de informações genealógicas que uso com frequência.
Sites
Sobre dados genealógicos em geral:
Sobre genealogia italiana:
- Massolin de Fiori Società Taliana (Porto Alegre RS)
Sobre famílias Masiero/Maziero:
- A página do Emir José Masiero (Porto Alegre RS)
- Em Ancestry.com
Comunidades no Orkut
Livros
Sobre a imigração italiana na região sul:
- Linha Palmeiro - Microrregião de Colonização Italiana - Bento Gonçalves e Farroupilha RS. Prof. Ermínio Dall'Agnol Decó - FSC. Editora Escola Profissional La Salle, 1994.
- As Colônias Italianas Dona Isabel e Conde d'Eu. Costa, de Boni, Salvagni e Grison, Editora da Escola Superior de Teologia, Porto Alegre RS, 19??.
- Alfredo Chaves e seus Imigrantes. Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Edições EST, 1995.
- Italianos em Santa Catarina. Organizado por Walter Piazza, Ana Maria Marques et al. Editora Lunardelli, Florianópolis SC, 2001.
- Tão Fortes Quanto a Vontade - A História da Imigração Italiana no Brasil: os Vênetos em Santa Catarina. Nelma Baldin, Editora da UFSC, Fpolis SC, 1999.
- A Editora EST, de Porto Alegre RS, possui um grande catálogo de livros sobre a imigração italiana no sul do Brasil.
Registro civil
O primeiro passo para uma busca genealógica mais séria é analisar as certidões de registro civil (nascimento, casamento, óbito) dos ancestrais. Comece pelos mais recentes (pais e avós), porque novos dados irão surgir à medida em que você “voltar no tempo”.
Muitos cartórios oferecem serviços online:
Às vezes nos livros dos cartórios existem mais detalhes que não constam nas certidões (que são resumidas). Caso o cartório não permita consultar diretamente os livros, a solução é pedir certidões de inteiro teor desses registros (essas certidões serão necessárias mais tarde, se for solicitar alguma cidadania).
Outra vantagem de consultar os livros dos cartórios in loco é encontrar assinaturas originais. É emocionante encontrar a assinatura real de um bisavô ou tataravô!
Muitos livros antigos de cartórios do mundo inteiro foram digitalizados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons) e estão disponíveis online. Para acessá-los siga os seguintes passos:
- Acesse o site https://www.familysearch.org/pt
- Crie uma conta (é gratuito) e entre
- No menu, escolha “pesquisar” e “registros”
- Na tela de busca, clique em “Pesquisar todas as coleções publicadas”
- Nos filtros, escolha “América do Sul” e o período desejado
- Na listagem à direita, escolha uma coleção
- Na descrição da coleção, clique em “Ver as Imagens nesta Coleção”
- Escolha a localidade desejada e visualize as imagens
Listas de imigrantes
Passageiros de navios: nas páginas do Memorial do Imigrante (Porto de Santos SP) e do Arquivo Nacional (Porto do Rio de Janeiro RJ) é possível consultar as listas de passageiros dos navios que chegaram, que muitas vezes trazem dados mais precisos dos imigrantes:
Hospedarias: ao chegar, os imigrantes eram colocados em hospedarias temporárias, que faziam registros. Nos sites acima existem listas de registro de hospedarias.
Registros nas colônias: nos sites acima também existem registros de entrada de imigrantes nas colônias, que podem trazer mais detalhes. Eu encontrei o vilarejo de origem de meus ancestrais em um desses registros (de Bento Gonçalves RS).
A pesquisa no site do Arquivo Nacional é meio complicada. Para facilitar, siga o seguinte roteiro:
- Entre no Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN).
- Crie uma conta (gratuita).
- Após o login, clique em “Favoritos” na barra vermelha no alto da página. Ali você terá acesso às relações de imigrantes na Hospedaria da Ilhas da Flores (RJ) e às relações de passageiros dos vapores que chegaram a Santos e ao Rio.
- Quando encontrar uma entrada que lhe interesse, clique nela e depois clique na aba “Arquivo Digital” para baixar o arquivo PDF da relação de passageiros.
- São muitos arquivos PDF com imagens escaneadas, então tem que procurar manualmente, lendo página por página.
- Algumas coleções do AN ainda não foram digitalizadas. Nesse caso, é possível fazer a consulta no local.
Software para genealogia
- Para Linux: Gramps
- Para Windows:
- Online: