Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


gcsi:atividade_em_internet_daemon

Atividades

1. Em uma máquina virtual, instalar os serviços POP, IMAP e Telnet. A interface de rede da máquina virtual deve estar configurada para operar em modo bridge.

2. Configurar cada um dos serviços a seguir para atender os seguintes requisitos:

  • POP: acesso permitido somente à rede 192.168.0.*, entre 19:30 e 21:00; o processo lançado deve ter baixa prioridade (5), não pode usar mais que 5 MBytes de RAM do servidor e deve usar no máximo 3 segundos de CPU do servidor. São aceitas somente 5 conexões simultâneas, sendo no máximo 3 por IP de origem.
  • IMAP: acesso permitido somente à rede 200.134.10.*, entre 20:00 e 21:00; o processo lançado deve ter alta prioridade (-10), não pode usar mais que 5 MBytes de RAM do servidor e deve usar no máximo 5 segundos de CPU do servidor. São aceitas somente 5 conexões simultâneas, sendo no máximo 3 por IP de origem.
  • Telnet: acesso permitido somente a partir de uma máquina específica na rede local (escolher o IP). A taxa de conexões deve ser limitada a 1 por segundo, com suspensão do serviço por 30 segundos em caso de saturação.

3. Usando o daemon xinetd, criar uma redireção do serviço VNC (porta TCP 5900) de sua máquina virtual para o serviço equivalente no servidor indicado pelo professor (editar o arquivo /etc/services da máquina virtual para incluir a definição do serviço VNC). Testar usando um cliente VNC em seu PC local.

Dica: no Ubuntu, instale os seguintes pacotes para obter os serviços desejados:

  • IMAP: instalar mailutils-imap4d, executável /usr/sbin/imap4d, manpage imap4d
  • POP: instalar mailutils-pop3d, executável /usr/sbin/pop3d, manpage pop3d
  • Telnet: instalar telnetd, executável /usr/sbin/in.telnetd, manpage telnetd
gcsi/atividade_em_internet_daemon.txt · Última modificação: 2011/10/10 20:51 por maziero