Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


c:computacao_vestivel

Importância das tecnologias vestíveis

São dispositivos eletrônicos pequenos que propiciam o maior grau de proximidade possível na relação entre humano e máquina. A Ciência da Computação é um dos fatores responsáveis por mediar essa relação, sendo a principal atuante. Esse elevado grau de proximidade se deve ao fato de o gadget estar preso ao corpo do usuário, sendo utilizado com naturalidade, quase sem ser percebido pelo usuário, como se fosse uma extensão de seu corpo. Observa-se, então, a forte presença das áreas Interação Humano-Computador (IHC) e Experiência do Usuário (UX) no desenvolvimento de dispositivos vestíveis. Há também relação com a computação ubíqua, uma vez que dispositivos vestíveis frequentemente estão conectados à Internet das Coisas.

Dentre as características principais de um dispositivo vestível figuram: display (superfície tátil, design inteligente), coleta (acelerômetro, pedômetro), processamento de informações (algoritmos, machine learning) e automação (injeção de produtos químicos). Sua aplicação e seu desenvolvimento vêm se ampliando, sendo utilizados na verificação da hora do almoço ou mesmo na previsão de doenças cardiovasculares.


Momentos da História

Como vimos no diagrama acima, são quatro as áreas em que os vestíveis atuam simultaneamente. Porém elas apresentam diferentes graus de atuação. Um deles é o relógio de pulso, que teve seu pioneiro Alberto Santos Dumont, que, apesar do baixíssimo grau de computação, ainda sim foi um marco, pois conseguiu aproximar essa tecnologia (analógica) ao ser humano. Outro passo que se mostrou um avanço foi a utilização de calculadoras relógio, que de fato mostrou maior robustez computacional.

Outro ponto importante foi a utilização de câmaras de vigilância que poderiam ser colocadas em roupas, que visam a captura de informações ao redor do usuário. Também pode-se o fitbit, dispositivo capaz de monitorar a quantidade de passos e a frequência cardíaca, e o NFC Ring criado pelo McLear, que possibilitou realizar pagamentos, abrir portas, interagir com outros dispositivos eletrônicos, transferir dados, etc, com apenas a utilização de um anel. Tecnologias mais avançadas conhecidas hoje em dia são os SmartWatches, comopossibilitou Samsung Galaxy Gear, que consegue reunir todas essas funções mencionadas acima e ampliam a outras gamas de tecnologia como a de GPS.

A partir da década de 60, o desenvolvimento computacional permitiu desenvolver dispositivos vestíveis que consomem menos energia, são menores, mais fáceis de limpar e mais elásticos. Desta maneira, foi possível acelerar o desenvolvimento dessas tecnologias.


Cronologia

  • 1904 Alberto Santos Dumont pioneiro na utilização do relógio de pulso.
  • 1904 relógio calculadora se tornam disponíveis.
  • No início de 2000 as câmeras portáteis entram no movimento de segurança e vigilância.
  • 2010 lançamento do Fitbit.
  • 2012 Google Glass
  • 2013 lançamento do NFC Ring.
  • 2013 lançamento do Samsung Galaxy Gear.
  • 2015 lançamento do Apple Watch.

Área da Saúde

A área da saúde é uma das áreas às quais se estende a aplicação dessas tecnologias. Os dispositivos vestíveis voltados para a saúde estão relacionados com os conceitos de Bio FeedBack, amplificadores e preventivos à saúde e bem estar da população.

Os aparelhos auditivos vestíveis criados em 1800 são um exemplo de amplificadores, que propiciam a melhora auditiva para casos de perdas biológicas (como deficiências do pavilhão auditivo). Tais aparelhos utilizam microprocessadores para regular e transmitir as ondas sonoras.

Questões de Bio FeedBack envolvem mais dois conceitos importantes: a captura da informação e a análise dessas informações. Primeiro, os elementos são capturados, como o tempo gasto de exercício, a tensão arterial, os passos andados ou a frequência cardíaca. Depois, são compreendidos por essas tecnologias e analisados, permitindo o monitoramento da saúde, medindo o teor de álcool no sangue, medindo a performance atlética, calorias queimadas, etc.

Tais pontos são usados ou para o próprio bem estar do usuário, para acompanhar atividades físicas tanto incentivando-as como as aprimorando, ou no meio clínico para prevenir doenças futuras e auxiliar na tomada de decisões. Logo, pacientes com problemas de coração e circulatórios podem ter crises que poderão ser previstas com um acompanhamento eletrocardiograma. As medidas clínicas também podem se basear em dados fornecidos por essas informações.


Pontos Positivos
  1. Desenvolvimento de novas tecnologias.
  2. Ampliação da fronteira da compreensão humana a respeito de si e como ele interage com o meio.
  3. Diminuição de erros médicos, uma vez que reduz interpretações erradas a respeito do paciente e redução de possíveis sequelas.
  4. Aumento da permeabilidade de tecnologias digitais no mundo.
Pontos a serem considerados
  1. Necessidade de ampliação da matriz energética e possível aumento da pegada ambiental.
  2. Exclusão social, uma vez que não serão todos capazes de usufruir dessas tecnologias e dos benefícios que poderão trazer melhor qualidade vida.

Referências

Autores da Wikipedia. Wearable Technology. Wikipedia, The Free Enciclopedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Wearable_technology. Acesso em: 4 set. 2022.

Retrato Santos Dumont [https://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont]

Ramon Cesar Santos Alves 2022/08/28 23:31

c/computacao_vestivel.txt · Última modificação: 2022/09/04 18:39 por Wesley Peres