Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


j:joan_clarke

Joan Clarke

scientificwomen.net_img_profiles_joan-clarke.jpg

Nascida em Londres no dia 24 de junho de 1917, Joan Elisabeth Lowther Clarke, foi uma numismata e criptoanalista que se tornou conhecida por seu trabalho na Hut 8, ajudando a decifrar os códigos criptografados da marinha alemã (Kriegsmarine) durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Biografia

Filha do padre anglicano William Kemp Lowther Clarke e de Dorothy Elisabeth Fulford, Joan estudou na escola para garotas Dulwich High School. Aos 19 anos, recebeu uma bolsa de estudos para o curso de Matemática na Newham College, faculdade para mulheres dentro da Universidade de Cambridge. Concluiu o curso em 1939, entretanto, não pode receber o diploma de bacharelado em Matemática, visto que naquela época Cambridge não conferia o título a mulheres - algo que foi revertido a partir de 1948.

Em 1940, durante o período da Segunda Guerra Mundial, juntou-se ao centro de inteligência GC&CS (Government Code and Cypher School) estabelecido pelos Aliados em Bletchley Park, Inglaterra. O foco central do GC&CS era decifrar as mensagens nazistas codificadas, que eram captadas via rádio. Joan passou a integrar o grupo de mulheres conhecidas como ‘The Girls’ (‘As Garotas’ ou ‘As Meninas’), que cuidavam de tarefas administrativas recebendo apenas 2 libras por dia. Apesar da discrepância entre os salários femininos e masculinos, das quase 10000 pessoas que trabalhavam em Bletchley Park, 75% eram mulheres.

Devido às suas habilidades foi promovida para trabalhar na Hut 8, onde passou a trabalhar na decodificação de mensagens alemãs enviadas a partir de máquinas Enigma. Para que pudesse receber sua promoção teve de ser classificada como linguista, pois o Serviço Civil não possuía protocolos para uma mulher criptoanalista senior.

Ao ingressar na Hut 8, Joan conheceu Alan Turing, com quem se tornou muito próxima, dividindo interesse em comuns como quebra-cabeças, xadrez e até mesmo tricô. Posteriormente, os dois ficaram noivos por um breve período de tempo, mas se separaram após Turing se assumir homossexual. Contudo, os dois permaneceram amigos próximos até a morte de Turing em 1954.

Suas contribuições são infelizmente ofuscadas devido a um acordo de confidencialidade do governo britânico em relação a seu trabalho, impedindo com que se saiba da real dimensão da contribuição de Clarke.

Após o fim da Guerra, Clarke se juntou ao serviço britânico de inteligência de espionagem e contra espionagem conhecido como Government Communications Headquarters (GCHQ). Lá, conheceu o tenente-coronel John Kenneth Ronald Murray, com quem se casou em 26 de julho de 1952 na Catedral de Chinchester. Logo após o casamento, John teve de se afastar do GHCQ devido a problemas de saúde. O casal então se mudou para o vilarejo de Crail, na Escócia, onde Joan, influenciada pelo seu marido, passou a se interessar e se dedicar à numismática, ciência que estuda moedas - na qual publicou diversos artigos científicos na área.

Em 1962, Joan e seu marido voltaram a trabalhar no GCHQ, onde se aposentaram em 1977 e 1971 respectivamente. Após o falecimento de John em 1986, Joan mudou-se para Headington,Inglaterra, onde ofereceu assistência e historiadores que estudavam os trabalhos realizados em Bletchley Park.

Joan Clarke faleceu no dia 4 de setembro de 1996 em Headington. Em um obituário escrito por Lord Stewartby à Sociedade Britânica de Numismática, Clarke foi descrita como uma pessoa reservada e introspectiva, mas gentil e querida pelos membros da igreja na qual frequentava, sendo sempre muito cuidadosa ao se comunicar com as pessoas ao seu redor.


Principais Contribuições

  • A atuação de Clarke na Hut 8 consistiu em otimizar o Banburismus, processo criado por Turing para decifrar códigos alemães. Isso permitiu descriptografar as mensagens de forma quase instantânea, possibilitando com que ações militares fossem tomadas de forma mais rápida. Dentre as mensagens que Clarke ajudou a decifrar, encontram-se, principalmente, as da marinha alemã - que eram mais complexas que outros tipos de mensagens criptografadas. Estas revelavam planos de ataque de submarinos alemães - chamados Unterseeboats, ou U-boats - contra navios Aliados que transportavam tropas ou suprimentos. Com a ajuda de Clarke, os Aliados passaram prevenir esses ataques desviando da rota - evitando uma emboscada - ou contra-atacando, dessa forma salvando milhares de vidas.

Prêmios e Distinções

  • Em 1939, recebeu o prêmio Philippa Fawcett, nomeado assim em homenagem à mulher que ficou na frente de seus colegas de turma no curso de Matemática.
  • Em 1947 foi nomeada membro da Ordem do Império Britânico por suas contribuições durante o período da Segunda Guera.
  • Em 1986, foi condecorada pela Sociedade Britânica de Numismática ao receber a Medalha Sanford Saltus pelos seus trabalhos como numismata.

Produção Científica

  • Colaborou com Sir Harry Hinsley, historiador e criptoanalista, na escrita do apêndice do volume 3, parte 2, do livro British Intelligence in the Second World War, ajudando a registrar historicamente os trabalhos realizados na decodificação da Enigma.
  • Publicou em 1971 o estudo “The Early Unicorns and the Heavy Groats of James III and James IV', na qual estudou e estabeleceu uma sequência complexa de moedas escocesas que estiveram em circulação durante os reinados de James III e James IV, deixando, assim, mais uma contribuição na área histórica. A edição 405 do 'Numismatic Circular' definiu o trabalho de Joan como 'magistral'.

Curiosidades

  • Joan Clarke foi interpretada pela atriz Keira Knightley no filme O Jogo da Imitação, sendo indicada ao Oscar 2016 na categoria de melhor atriz coadjuvante.

Referências

DE LIMA, Alane Marie. Joan Clarke e a Voz Feminina na Quebra da Enigma. SBC Horizontes,2020. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/10/joan-clarke-e-a-voz-feminina-na-quebra-da-enigma/ . Acesso em 29/08/2022.

GARCIA, Giovana.MARIA, Livia. Desvendando “Enigma”: a história de Joan Clarke. Cryto ID, 2022. Disponível em: https://cryptoid.com.br/conectividade-tecnologia-criptografia-id/desvendando-enigma-a-historia-de-joan-clarke/ Acesso em 29/08/2022.

MILLER, Joe. Joan Clarke, woman who cracked Enigma cyphers with Alan Turing. BBC News, 2014. Disponível em: https://www.bbc.com/news/technology-29840653 Acesso em 29/08/2022.

LORD, Lynsey Ann. Joan Elisabeth Lowther Clarke Murray. Mac Tutor, 2008. Disponível em: https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Clarke_Joan/ Acesso em 29/08/2022.

J. E. L. Murray. ‘The early unicorns and the heavy groats of James III and James IV’ British Numismatic Journal, Inglaterra, vol. 40, p 62-96, (1971). Disponível em: https://www.britnumsoc.org/publications/Digital%20BNJ/pdfs/1971_BNJ_40_8.pdf

All. U- Boats. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/U-Boot Acesso em 29/08/2022

All. The Imitation Game. IMDB. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt2084970/?ref_=ttpl_pl_tt Acesso em 29/08/2022

Desconhecido. Joan CLARKE. Scientific Women. Disponível em: https://scientificwomen.net/women/clarke-joan-158 Acesso em 29/08/2022.

https://www.ufrgs.br/enigma/joan-clarke/

https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Clarke_Joan/

Imagem: https://scientificwomen.net/img/profiles/joan-clarke.jpg

j/joan_clarke.txt · Última modificação: 2022/09/01 13:08 por Tiago Mendes Bottamedi