Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


genealogy:sobrenomes_no_brasil

Distribuição de sobrenomes no Brasil

Este levantamento foi efetuado em janeiro de 2006, com base no número de assinantes de telefone com os sobrenomes pesquisados, usando os dados do serviço de auxílio à lista TeleListas. Para representar as distribuições o território foi dividido usando as áreas de abrangência dos códigos de telefone DDD.

É importante observar que não há garantia dos dados fornecidos pelo site usado serem completos; todavia, não encontrei nenhum anuário telefônico online mais completo e de fácil acesso que esse. Os gráficos foram produzidos manualmente.


Brasil - Maziero


Brasil - Masiero


Brasil - Mazieiro


Brasil - Mazieri


Brasil - Mazziero


Brasil - Masieiro


Brasil - Mazzieiro


Desses gráficos pode-se observar que:

  • As variantes Maziero e Masiero são as mais freqüentes; as demais são provavelmente erros de registro (sobretudo aquelas terminadas em “ieiro”, devido à pronúncia em português).
  • A concentração maior está no norte do RS, sul de SC, norte do PR, sudeste de MG e no centro-oeste.
  • Há pouca ou nenhuma presença no norte e nordeste.
  • Arrisco a afirmar que a presença no centro-oeste deve-se ao deslocamento de populações colonizadoras vindas dos estados do sul.
  • A forma Mazieri praticamente inexiste no extremo sul, portanto é provável que não se trate de uma variante do sobrenome Maziero, mas de famílias imigrantes distintas.
genealogy/sobrenomes_no_brasil.txt · Última modificação: 2008/07/31 21:05 por maziero