Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


genealogy:recursos_de_pesquisa

Recursos de pesquisa

Seguem abaixo algumas sugestões de sites e serviços úteis para a busca de informações genealógicas que uso com frequência.

Sites

Livros

Sobre a imigração italiana na região sul:

  • Linha Palmeiro - Microrregião de Colonização Italiana - Bento Gonçalves e Farroupilha RS. Prof. Ermínio Dall'Agnol Decó - FSC. Editora Escola Profissional La Salle, 1994.
  • As Colônias Italianas Dona Isabel e Conde d'Eu. Costa, de Boni, Salvagni e Grison, Editora da Escola Superior de Teologia, Porto Alegre RS, 19??.
  • Alfredo Chaves e seus Imigrantes. Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, Edições EST, 1995.
  • Italianos em Santa Catarina. Organizado por Walter Piazza, Ana Maria Marques et al. Editora Lunardelli, Florianópolis SC, 2001.
  • Tão Fortes Quanto a Vontade - A História da Imigração Italiana no Brasil: os Vênetos em Santa Catarina. Nelma Baldin, Editora da UFSC, Fpolis SC, 1999.
  • A Editora EST, de Porto Alegre RS, possui um grande catálogo de livros sobre a imigração italiana no sul do Brasil.

Registro civil

O primeiro passo para uma busca genealógica mais séria é analisar as certidões de registro civil (nascimento, casamento, óbito) dos ancestrais. Comece pelos mais recentes (pais e avós), porque novos dados irão surgir à medida em que você “voltar no tempo”.

Muitos cartórios oferecem serviços online:

Às vezes nos livros dos cartórios existem mais detalhes que não constam nas certidões (que são resumidas). Caso o cartório não permita consultar diretamente os livros, a solução é pedir certidões de inteiro teor desses registros (essas certidões serão necessárias mais tarde, se for solicitar alguma cidadania).

Outra vantagem de consultar os livros dos cartórios in loco é encontrar assinaturas originais. É emocionante encontrar a assinatura real de um bisavô ou tataravô!

Muitos livros antigos de cartórios do mundo inteiro foram digitalizados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons) e estão disponíveis online. Para acessá-los siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta (é gratuito) e entre
  2. No menu, escolha “pesquisar” e “registros”
  3. Na tela de busca, clique em “Pesquisar todas as coleções publicadas”
  4. Nos filtros, escolha “América do Sul” e o período desejado
  5. Na listagem à direita, escolha uma coleção
  6. Na descrição da coleção, clique em “Ver as Imagens nesta Coleção”
  7. Escolha a localidade desejada e visualize as imagens

Listas de imigrantes

Passageiros de navios: nas páginas do Memorial do Imigrante (Porto de Santos SP) e do Arquivo Nacional (Porto do Rio de Janeiro RJ) é possível consultar as listas de passageiros dos navios que chegaram, que muitas vezes trazem dados mais precisos dos imigrantes:

Hospedarias: ao chegar, os imigrantes eram colocados em hospedarias temporárias, que faziam registros. Nos sites acima existem listas de registro de hospedarias.

Registros nas colônias: nos sites acima também existem registros de entrada de imigrantes nas colônias, que podem trazer mais detalhes. Eu encontrei o vilarejo de origem de meus ancestrais em um desses registros (de Bento Gonçalves RS).

A pesquisa no site do Arquivo Nacional é meio complicada. Para facilitar, siga o seguinte roteiro:

  1. Crie uma conta (gratuita).
  2. Após o login, clique em “Favoritos” na barra vermelha no alto da página. Ali você terá acesso às relações de imigrantes na Hospedaria da Ilhas da Flores (RJ) e às relações de passageiros dos vapores que chegaram a Santos e ao Rio.
  3. Quando encontrar uma entrada que lhe interesse, clique nela e depois clique na aba “Arquivo Digital” para baixar o arquivo PDF da relação de passageiros.
  4. São muitos arquivos PDF com imagens escaneadas, então tem que procurar manualmente, lendo página por página.
  5. Algumas coleções do AN ainda não foram digitalizadas. Nesse caso, é possível fazer a consulta no local.

Software para genealogia

  • Para Linux: Gramps
  • Para Windows:
  • Online:
genealogy/recursos_de_pesquisa.txt · Última modificação: 2020/06/08 22:59 por maziero