Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


p:peter_naur

Peter Naur

Biografia

Peter Naur (1928-2016) foi um informático e astrônomo dinamarquês e um dos pioneiros nos estudos da ciência da computação, tendo ganhado o Prêmio Turing em 2005. Um dos desenvolvedores da linguagem de programação “ALGOL 60”, ajudou a construir a notação BNF, utilizada na sintaxe de diversas linguagens. Suas principais áreas de atuação foram design, estruturação e desempenho de programas computacionais e algoritmos e, além disso, engenharia e arquitetura de software. Naur também escreveu um livro sobre suas contribuições à ciência da computação, chamado “Computing: A Human Activity” de 1992.

Identificado como empirista, Peter falava abertamente sobre a investigação científica em geral. Atacando a filosofia e a psicologia, propôs uma teoria de pensamento humano “Synapse-State Theory of Mental Life”. Além disso, foi professor de ciência da computação na Universidade de Copenhaga de 1969 até 1998. Naur sugeriu que o nome “ciência da computação” fosse mudado para “datalogia”, o que foi aplicado em alguns países como Dinamarca e Suécia.

Nascido de uma família anti-religiosa, um de três filhos, seu pai trabalhava como pintor e sua mãe veio de um contexto comercial. Seus pais divorciaram-se em meados de 1930s. Astronomia tornou-se a primeira grande paixão de Peter, que mostrou interesse nos livros científicos do pai aos 12 anos de idade. Desde cedo, visitava a Copenhagen Observatory toda semana com sua bicicleta para aprender a calcular órbitas de cometas e planetas. Com 15 anos, escreveu seu primeiro texto científico.

Após o ensino médio, Naur estudou astronomia na Copenhagen University e terminou sua graduação em 2 anos, em vez de 5. A partir disso, migrou para a Cambridge para conduzir pesquisas em suas áreas, o que foi dificultado pelo clima da universidade. Peter, então, foi para os Estados Unidos e focou seus estudos na área da computação. Assim, escreveu diversos livros em diversas áreas, como computação, psicologia e filosofia.

Em seus últimos anos, ele foi bastante franco sobre a busca da ciência como um todo, se identificando com a escola empirista, que sustenta que não se deve buscar conexões mais profundas entre as coisas que se manifestam no mundo, mas deve-se manter aos fatos observáveis. Ele atacou certas correntes da filosofia e da psicologia através deste ponto de vista. Ele também estava desenvolvendo uma teoria do pensamento humano que ele chamou de “Teoria do Estado Sinapse da Vida Mental”.

Impactos de seus estudos na educação

Desde meados da década de 1960, a ciência da computação na Dinamarca tem sido praticada sob o termo datalogia de Peter Naur, a ciência dos processos de dados. A partir de Regnecentralen e da Universidade de Copenhague, a tradição de ciência da computação de Copenhague desenvolveu suas características distintivas através de uma estreita conexão com aplicações e outros campos do conhecimento. A tradição não é menos no campo da educação. A atividade de projeto é parte integrante do currículo, de modo que a teoria é apresentada como um aspecto de soluções realistas conhecidas principalmente por meio da experiência real. As inovações de Peter Naur provaram sua qualidade e vivacidade também em outras universidades. Há uma estreita conexão entre o treinamento em ciência da computação, tal como foi moldado na Universidade de Copenhague, e a visão da ciência da computação que caracterizou sua pesquisa.

Prêmios

  • Medalha G.-A.-Hagemann 1963
  • Prêmio Jens-Rosenkjær de 1966
  • Prêmio Pioneiro da Computação de 1986
  • Prêmio Turing de 2005

Publicações

  • Computing: A Human Activity
  • Concise Survey of Computer Methods
  • Pluralism in Software Engineering: Turing Award Winner Peter Naur Explains[
  • Knowing and the Mystique of Logic and Rules
  • Antifilosofisk leksikon: taenkning, sproglighed, videnskabelighed
  • ZARYS METOD INFORMATYKI
  • An Anatomy of Human Mental Life: Psychology in Unideological Reconstruction Incorporating the Synapse-state Theory of Mental Life
  • Antiphilosophical Dictionary: Thinking, Speech, Science/scholarship

Instituições

  • Regnecentralen
  • Niels Bohr Institute
  • Technical University of Denmark
  • University of Copenhagen

Referências

p/peter_naur.txt · Última modificação: 2022/09/05 17:15 por Bruno Crestani