Princípios de segurança; vulnerabilidades; ataques; infraestrutura de segurança; criptografia; assinatura digital; infraestrutura de chaves públicas; técnicas de autenticação; biometria; infra-estruturas de autenticação; políticas, modelos e mecanismos de controle de acesso; políticas discricionárias; políticas obrigatórias; políticas baseadas em domínios; políticas baseadas em papéis; mecanismos de implementação de controle de acesso; auditoria.
A nota final da disciplina é dada pela média ponderada dos seguintes itens:
Sobre Plágio: por definição, plágio consiste em “copiar idéias ou conteúdo de um livro ou trabalho de outra pessoa e usá-las em seu próprio trabalho, sem referenciá-las explicitamente, fazendo-se passar pelo autor legítimo das mesmas”. Portanto, plagiar é roubar! Ao plagiar um trabalho, você se torna alguém menos confiável aos olhos de seus colegas e professores, além de perder a oportunidade de estudar e aprender o assunto em questão. Todos os textos entregues serão verificados entre si, com trabalhos das turmas anteriores e com mecanismos de busca na Internet.
Sobre Tradução automática: é aceitável o uso de tradutores automáticos como ferramentas para auxiliar a compreensão de um texto em inglês. Todavia, é inadmissível usar tradutores automáticos para produzir os trabalhos e resumos solicitados pelo professor.