Em uma nova máquina virtual VM2, instale e configure o servidor de nomes Bind para operar como caching nameserver com forwarding para o servidor host (10.1.1.1).
O procedimento necessário para instalar o servidor Bind em VM2 é:
bind e caching-nameserver estão instalados:rpm -q bind caching-nameserver
/usr/local/linux/f7.32 do servidor host e instalar os pacotes usando o comando rpm:cd /mnt/usr/local/linux/f7.32/dns rpm -ivh *rpm
/etc/named.conf para:forward only e forwardersview (que define o controle de acesso ao servidor)allow-query e listen-on (colocar o valor any)service named start
ou
/etc/rc.d/init.d/named start
/var/log/messages)
Nesta configuração, a biblioteca resolver de VM2 deve ser ajustada para usar apenas o servidor de nomes local (127.0.0.1). Em outras palavras, edite o arquivo /etc/resolv.conf de VM2 para apontar para o servidor DNS local. Teste com os comandos ping e dig e comente os resultados obtidos.
Configure a máquina virtual anterior VM1 para usar o servidor de DNS instalado em VM2. Teste com ping e dig e analise os resultados obtidos.
Para testar o caching de DNS no servidor instalado em VM2: o comando rndc dumpdb deposita o conteúdo atual do cache do servidor de DNS local no arquivo configurado no named.conf através da opção dump-file “/var/named/data/cache_dump.db”;. Execute esse comando em VM2, antes e após uma consulta de DNS, comparando os resultados obtidos (conteúdo do arquivo antes e depois da consulta ao servidor DNS).
No servidor DNS instalado em VM2 (etapa anterior, com caching e forwarding), inclua o domínio virtual.utfpr, contendo o registro de pelo menos 3 máquinas. Devem ser definidos os arquivos de zona direta e reversa para esse domínio.
Teste sua configuração a partir de outra máquina virtual (VM1) e também a partir do host, usando o comando dig. Os testes devem incluir resoluções de nomes diretas e reversas.