A linguagem Pascal é, por definição, uma linguagem fortemente tipada. Ser tipada significa que as variáveis e constantes possuem um tipo precisamente definido, isto é, o compilador deve conhecer detalhes de quantidade de bytes para seu armazenamento e o formato de conversão decimal/binário.
Já uma linguagem dita fortemente tipada, com raras exceções, não permite que tipos sejam misturados. Tal ocorrência provoca erro de compilação ou até mesmo durante a execução do programa.
Na seção declaracaodetipos mostrou-se que é possível declarar novos tipos sob demanda do programador. Na presente seção, serão enumerados todos os tipos considerados básicos para o compilador Pascal. Convém lembrar que isto pode mudar de um compilador para outro. Logo, procure sempre informações atualizadas para a versão do compilador que tem em uso.
Os tipos que interessam para a disciplina introdutória de programação são os seguintes:
Contudo, é importante observar que para níveis avançados de programação existem outros tipos pré-definidos na linguagem. Consultar o guia de referência para maiores informações.