Código-fonte é um conjunto de palavras ou símbolos escritos de maneira ordenada, contendo instruções em uma linguagem de programação conhecida. Normalmente, o código-fonte é escrito em uma linguagem de alto-nível, ou seja, com grande capacidade de abstração. O compilador é um programa que traduz um código-fonte escrito em uma linguagem de alto-nível em um programa de baixo-nível, ou seja, um programa que seja formado por um conjunto de instruções a serem realizadas pelo processador. O processo de compilação ocorre em duas etapas:
Este guia abrange a primeira parte, isto é, contém material que explica como escrever programas sintaticamente corretos. A geração do código-executável, por sua vez, é dependente de plataforma e de sistema operacional e foge do propósito deste documento.
Existem vários compiladores disponíveis para a linguagem Pascal. Alguns deles são sensíveis à plataforma. No contexto deste manual e da disciplina correlata, foi adotado o compilador Free Pascal por, basicamente, dois motivos:
É absolutamente fundamental que os leitores deste material consultem o guia de referência da linguagem Pascal para o compilador Free Pascal, a fim de obter uma completa explicação de todas as regras para esta versão da linguagem. Este guia foi criado com o intuito de ser uma primeira referência a esta linguagem.
Quando forem apresentados exemplos de programas sendo compilados, serão feitos para a versão em Linux.
Conforme antedito, há muito material sobre outros compiladores para a linguagem. O leitor é encorajado a não se limitar ao corrente guia.