O código-fonte de um programa em Pascal deve ser estruturado de maneira que respeite a gramática formalizada para esta linguagem. Com isto, o compilador pode transformar o programa-fonte em um código-executável.
Um programa em Pascal consiste de dois blocos: o cabeçalho e o programa principal. A figura abaixo ilustra a estrutura básica de um programa. Os textos que aparecem entre os símbolos “<” e “>” não são parte do programa, mas estruturas que serão detalhadas mais à frente neste documento. Igualmente, os textos que aparecem entre os símbolos “(*” e “*)” constituem comentários no código e são explicados na seção comentarios.
(* inicio do cabecalho *) program <nome_do_programa>; (* declaracao dos rotulos *) (* declaracao das constantes *) (* declaracao dos tipos *) (* declaracao das variaveis *) (* declaracao dos procedimentos e funcoes *) (* termino do cabecalho *) (* inicio do programa principal *) begin <comandos> end. (* termino do programa principal *)
O programa propriamente dito, conhecido como programa principal é o texto que aparece entre as palavras reservadas (ver seção Palavras reservadas) begin e end. O programa termina com um ponto final.
O cabeçalho é tudo o que aparece a partir da palavra reservada program até o que vai imediatamente antes do begin do programa principal. O cabeçalho não constitui código executável, mas contém informações necessárias para o processo de compilação, bem como códigos para subprogramas (ver seção Seção de declaração de procedimentos e funções) que podem ser ativados por algum comando no programa principal.
Cada tópico será explicado no decorrer desta seção.