Tabela de conteúdos
História dos Computadores e dos Sistemas Operacionais
O primeiro ciclo de computadores foi criado, entre os anos 45 e 55, eles eram bastante diferentes do que conhecemos atualmente. As máquinas na época não utilizavam S.O, as operações eram feitas por hardware, sendo usadas chaves, fios enormes e luzes para aviso, tendo bastante trabalho manual. Sendo assim, ao longo do tempo, foi se desenvolvendo e modernizando, tendo o segundo ciclo com a conceito de S.O mais fácil de se operar, sendo Batch, que poderia ser usada sequência de cartões perfurados e retirando bastante o operador do terminal, porém o usuário deveria te uma ordem correta de cartões inseridos. E na época de 1960, os S.O específicos foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia, possibilitando a cada máquina ter sua S.O único, complicando a divergência de mainframes diversos. Por um outro o problema que implicava com os mainframes diversos, um grupo de desenvolvedores da AT&T fundou o Unix, o primeiro S.O “moderno”(1969), inspirando os futuros S.O que conhecemos. Contudo, isso foi uma inspiração para futuros programadores pudessem criar S.O modernos que permitissem ser usados por usuários comuns. Assim, foi tivemos grandes pioneiros para que isso fosse possível, como Steve Jobs com a Apple e o Bill Gates com a Microsoft, que revolucionaram o modo de como usamos o computador.
Conheça Susan Kare, contribuinte no desenvolvimento do sistema operacional da Apple
Susan Kare foi uma designer que trabalhou na Apple como membro da equipe de criação da interface gráfica e das fontes do sistema operacional, sendo mais tarde diretora de criação na Apple. Com isso, ela criou varias fontes, ícones e ferramentas que são usadas até hoje. As ferramentas mais conhecidas que Susan desenvolveu, são os ícones de seleção em forma de laço, a ferramenta da mãozinha, a lata de lixo e o balde de tinta que são usados em softwares atuais.
Sistema Operacional
O sistema operacional é um software, ou um grupo de softwares, que tem como papel administrar todos os recursos presentes em um sistema. Ele envolve desde os componentes do hardware e sistemas de arquivos até programas de terceiros. Ao fazer isso, ele garante a interface entre usuário e computador. Contudo, é o sistema operacional que faz a interface entre você e seu computador ou notebook. Mas, é bom lembrar que quando falamos em um dispositivo, podemos também nos referir a um celular ou tablet, por exemplo, até mesmo um console de videogame entra nesse grupo.
Funcionamento
- Gerenciamento de Arquivos e Memória
Em qualquer programa ou aplicação é preciso acessar a memória para poder utilizar os dados coletados ou apenas utilizar os dados colocados manualmente pelo programador dentro do código fonte. Por ser uma tarefa trabalhosa de manter onde estão os valores que o programa vai utilizar, proibir outros programas de alterar aquele espaço de memória ou até mesmo por questões de velocidade de um processo a responsabilidade de gerenciar a memória ficou para os sistemas operacionais. Quando um programa é iniciado um certo espaço da memória é separado para que possa ser usado, quem informa ao programa qual lugar da memória para buscar a variável ou se aquele programa pode acessar aquele espaço é o sistema operacional. Arquivos não passam de uma sequência de dados, ou seja dados em memória. O sistema operacional é o responsável por dizer onde esses arquivos serão guardados para quando preciso utilizar eles então podemos pedir ao sistema operacional. Os arquivos são grandes sequências de dados e sempre são guardados em blocos perto um do outro conforme o diagrama abaixo:
Ao adicionar, deletar ou alterar alguma coisa dentro de um arquivo fica sob responsabilidade do sistema operacional qual lugar da memória achar e alterar. Caso um bloco não consiga ficar do lado dos outro blocos do arquivo, cabe ao sistema operacional resolver de alguma maneira de mesmo separados em memória saber onde exatamente adicionar o dado
- Administração de serviços
Em um sistema no qual é possível rodar mais de um programa ao mesmo tempo, que são os chamados serviços, é preciso que o sistema operacional reserve o tempo para cada programa usar a cpu, qual deles deve estar em primeiro plano e qual deve parar de executar para depois voltar. Ao iniciarmos um programa existem vários outros rodando ao mesmo tempo, por exemplo o próprio terminal em que rodamos o programa é um serviço, como as cpus podem executar apenas uma instrução por vez, cabe ao sistema operacional revezar entre a execução dos programas para que ambos continuem rodando. Esse revezamento da cpu é tão rápido que parece que os programas estão rodando ao mesmo tempo, porém na realidade eles estão se alternando para executarem e quem coordena isso é o sistema operacional.
- Gerenciamento de usuários
Em sistemas operacionais multi-usuários é preciso que tenha algum controle para que o usuário que não for administrador possa apagar tudo ou corromper os dados de algum outro usuário ou de todo o S.O. Para isso quem coordena as permissões de usuário, login e saída é o S.O.
===== Sistema operacionais conhecidos===== — Márcia Kamila 2022/09/05 20:08
- Ubuntu
- Microsoft Windows
- Linux Mint
- macOS
- Mac OS Classic
- Android
- iOS
- Windows Mobile
Referências:
1. Adelaine Gelain, Ana Teruko Yokomizo Watanabe, Marina Silva Fouto, Rafaela Bosse, and Marcelo Da Silva Hounsell. “Uma Breve História Da Computação Aplicada No Brasil.” Revista Brasileira De Computação Aplicada. 6.2 (2014): 123-35. Web.
2. Figueiredo, Marcelo Henrique Doria, Manuela dos Santos. “Resumo abordando alguns Tópicos sobre a Disciplina de Sistemas Operacionais.” (2020) Web
3.Guimarães, Antonio Teodoro Ribeiro. “Linux versus Microsoft: As Novas Tendências No Mercado De Sistemas Operacionais.” Transinformação 17.1 (2005): 79-90. Web.
https://www.alura.com.br/artigos/sistemas-operacionais-conceito-estrutura
https://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/cca/sisop/sisoperac.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Susan_Kare
https://en.wikipedia.org/wiki/File_manager