Nascido em 17 de agosto de 1926, na Noruega, Kristen Nygaard estudou na Universidade de Oslo, onde publicou sua tese de mestrado em matemática no ano 1956. Durante seu mestrado direcionou seus estudos a algoritmos de probabilidade complexos, onde dissertou sobre a tese “Aspectos Teóricos dos Métodos de Monte Carlo”. No entanto, sua maior contribuição para a computação foi na área de linguagens de programação, na qual é considerado um pioneiro. Entre os anos de 1948 a 1960 Nygaard trabalhou desenvolvendo pesquisas em tecnologia para o exército Norueguês ao trabalhar no Norwegian Defense Research Establishment. A partir de 1972 passou a lecionar na Universidade de Oslo, onde trabalhou até 1992. Também se envolveu com política e seguiu produzindo novos trabalhos acadêmicos praticamente até o fim de sua vida. Kristen Nygaard faleceu no dia 10 de agosto de 2002, vítima de um ataque cardíaco.
PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
Probabilidade, inteligência artificial, sistemas distribuídos, dentre outras, foram algumas das áreas nas quais Nygaard deixou sua contribuição. Contudo, a mais expressiva delas aconteceu nos anos 60, quando, em conjunto com o pesquisador Ole-Johan Dahl, foi desenvolvida por Kristen a linguagem de programação SIMULA. Essa linguagem era pioneira em seu modelo pois utilizava modelos de dados chamados objetos para melhorar a eficiência de seu processamento de dados. Tal paradigma de programação, criado por Nygaard, atualmente é conhecido como programação orientada a objetos.
PRÊMIOS E DISTINÇÕES
Nygaard recebeu diversas condecorações por seu trabalho: foi a primeira pessoa no mundo a receber o título de doutor honorário, foi nomeado pelo rei da Noruega comandante da “Royal Norwegian Order of St. Olav” e outras. Também recebeu prêmios, como:
- Norbert Wiener Award for Social and Professional Responsibility, em 1990
- Rosing Prize, em 1999
- Turing Award, em 2001
- IEEE John von Neumann Medal, em 2002
CURIOSIDADES
- Durante vários anos, esteve envolvido com uma instituição social experimental que visava oferecer condições de vida humanas para alcoólatras rejeitados pela sociedade.
- Participava ativamente da política norueguesa, tendo inclusive concorrido nas eleições de 1949.
REFERÊNCIAS