Tabela de conteúdos
George Boole
Biografia
- George Boole nasceu na cidade inglesa de Lincoln em 2 de novembro de 1815. Filho de proprietário de loja de sapatos, teve seu primeiro contato com a matemática com o seu pai. A sua formação primaria na National Society foi muito rudimentar. Aos 12 anos traduziu os versos de Horácio para o inglês que posteriormente foi publicado nos jornais da cidade. Ao terminar os estudos no colégio, decidiu aprender a língua grega. Aos 16 anos iniciou sua carreira como professor e durante quatro anos lecionou em escolas elementares. Boole, decidiu tornar-se padre, durante os anos que se preparou para sua carreira eclesiástica estudou francês, alemão e italiano. Em 1835 abriu uma escola e passou a se dedicar aos estudos da matemática, escreveu seu primeiro trabalho matemático com base nos estudos de Lagrange e Laplace. Começou a publicar seus trabalhos sobre métodos algébricos no “Cambridge Mathematical Journal” após ser encorajado pelo matemático Duncan Gregory. No ano de 1847 publicou o livro, “A analise matemática da Lógica”. Passou a lecionar no Queens' College, Cork, na Irlanda, onde passou o resto de sua carreira como professor. George Boole morreu em 8 de dezembro de 1864 aos 49 anos, devido a um derrame pleural, acumulo de agua nos pulmões.
Principais Contribuições
- No ano de 1847 publicou um volume com o título “The Mathematical Analysis of Logic” em que introduz os conceitos de lógica simbólica e demonstra que a lógica também poderia ser representada por equações algébricas. Este trabalho ficou conhecido como álgebra de Boole, e foi fundamental para a construção e programação de computadores eletrônicos 100 anos mais tarde.
- Em 1854 publicou “An Investigation into the Laws of Though”, em que fundamenta as teorias matemáticas de logica e probabilidade, que posteriormente foi fundamental para a evolução dos computadores.
Prêmios e Distinções
- Em 1857, Boolean foi eleito membro da Royal Society.
- Recebeu títulos das Universidades de Dublin e Oxford.
Produção Científica
- Álgebra Booleana: Com seus fundamentos publicados em 1847, na álgebra de Boole existem apenas três operadores: E, OU e NÃO (AND, OR, NOT). Segundo Boole, essas são as únicas operações necessárias para efetuar comparações ou as quatro operações aritméticas da matemática tradicional. A álgebra de Boole foi de extrema importância para a criação dos computadores, pois é muito útil para arquitetar circuitos lógicos, utilizados em praticamente todos os circuitos digitais atualmente. Em 1851 ele disse a um amigo que a lógica booleana poderia ser a “contribuição mais valiosa, se não a única, que fiz ou que provavelmente farei a ciência, e é o motivo pelo qual desejarei ser lembrado, se é que serei lembrado, postumamente.”.
Curiosidades
- Em 1855 Boole se casou e teve cinco filhas com Mary Everst, sobrinha de Sir George Everest, de quem o Monte Everest recebeu o nome.
- A filha mais nova, Ethel Lilian publicou muitos romances, dentre os quais se destaca The Gadfly, que vendeu mais de 30 milhões de cópias pelo mundo.
- Uma das grandes culpadas da causa da morte de Boole foi a chuva. Ele vivia a 4 km da universidade em que dava aula, certo dia ao caminhar até a universidade começou a chover, mesmo assim ele deu a aula encharcado e voltou para casa. A partir dai desenvolveu uma pneumonia que se acredita ter sido causada por esse fato.
- Outra grande culpada por sua morte foi sua mulher, que praticava homeopatia e acreditava que podia tratar da doença em casa. Ela molhava sua roupas, o fazia tomar banhos frios, e pedia para que dormisse em lençóis molhados. Suas intenções eram boas, mas muitos acreditam que esse “tratamento” acelerou sua morte.
Referências
[1] Dilva Frazão. Biografia de George Boole. 2017. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/george_boole/>. Acesso em 05 de setembro de 2022.
[2] COSTA, Keilla Renata. George Boole; Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biografia/george-boole.html>. Acesso em 05 de setembro de 2022.
[3] Como matemático inventou há mais de 150 anos a fórmula de buscas usada pelo Google. 2015. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151102_boole_google_tg>. Acesso em 05 de setembro de 2022.
[4] Heitor Augusto Colli Trebien. George Boole e sua importância para a inteligência artificial e a programação. 2022. Disponível em: <https://www.velip.com.br/george-boole-e-sua-importancia-para-a-inteligencia-artificial-e-a-programacao/>. Acesso em 05 de setembro de 2022.