Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


g:geoinformatica

O que é Geoinformática

A Geoinformática é uma área da tecnologia e da ciência dedicada a desenvolver a infraestrutura da ciência da informação que aborda e resolve problemas da geografia, geociências e áreas da engenharia.

Geotecnologias

  • As Geotecnologias são tecnologias para coleta e processamento de informações da área geográfica.
  • Geoprocessamento: Processamento de dados com referência espacial, com o objetivo de gerar uma informação que descreve onde as feições estão localizadas no mundo.
  • Geoinformática: Dentre seus ramos pode se citar, sensoriamento Remoto, Cartografia Digital, Fotogrametria e Sistema Global de Navegação por Satélite e Sistemas de Informação Geográfica. Com o avanço da tecnologia, essa área cada vez mais depende de sistemas computacionais para a construção de representações do espaço.

História da Geoinformática

A Geoinformática surgiu na década de 60 como um plano do governo do Canadá para criar um mapeamento e criar inventário de recursos naturais da área.

Com o avanço da tecnologia, na década de 70 foram desenvolvidos novos hardwares, tornando mais acessível e viavel, e sendo colocado em prática os sistemas comerciais.

Desde a década de 80 até os dias de hoje, as tecnologias vieram avançando. Com o aumento de verba e pesquisas na área, muitos profissionais começaram a investir na Geoinformática. No Brasil, a Geoinformática foi introduzida pelo prof. Jorge Xavier da Silva (UFRJ), na década de 80.

Autoridades da área

www.geografia.ufrj.br_wp-content_uploads_2015_09_jorgexavierdasilva-e1442337892746.jpg JORGE XAVIER DA SILVA, Já falecido, um dos fundadores do PPGG/UFRJ e pioneiro do geoprocessamento no Brasil. Seu esforço de divulgação e formação de pessoal contribuiu para o crescimento da área. Ele também orientou o desenvolvimento do Sistema de Análise GeoAmbiental (SAGA).


upload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_e_e3_rogerglobe.jpg_125px-rogerglobe.jpg Dr. Roger Tomlinson, criador do primeiro SIG (Canadian Geographical Information System), sua vinda para o Brasil para participar do Congresso da União Geográfica Internacional, no Rio de Janeiro, incentivou a o interesse das pessoas na área e o crescimento da mesma.


Dados

Os dados no Geoprocessamento possuem uma referência geográfica, que significa que possuem coordenadas que contém uma localização na superfície terrestre.

A Geodésia e a Cartografia são a base para esta ciência.

Referências

-GEOINFORMÁTICA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Geoinform%C3%A1tica&oldid=59564593>. Acesso em: 05 set. 2022.

-GEOAPLICADA. Geoinformática, Geoprocessamento e Geotecnologias, o que são e quais as diferenças entre eles. 2018. Disponível em: <https://www.geoaplicada.com/geoinformatica-geoprocessamento-e-geotecnologias/>. Acesso em: 05 set. 2022.

-PIRES, D. Geoprocessamento: desenvolvendo sua carreira profissional. PortalGeo. 10 dez. 2019. Disponível em: <https://blog.img.com.br/arcgis/geoprocessamento-carreira/>. Acesso em: 05 set. 2022.

g/geoinformatica.txt · Última modificação: 2023/02/20 11:42 por Joana Percio