Tabela de conteúdos
Frances Allen
Biografia
Frances Elizabeth Allen foi uma cientista da computação pioneira na compilação computacional, trabalhando em técnicas de otimização que lançaram as bases para os compiladores modernos e execução paralela automática. Além disso, também foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Turing.
Frances nasceu em 4 de agosto de 1932. Ela era a mais velha de seis filhos e cresceu em uma fazenda no Peru, Nova York, perto do Lago Champlain. Contudo, faleceu no dia 4 de agosto de 2020, durante seu aniversário de 88 anos, em uma casa de repouso em Schenectady, Nova York, de doença de Alzheimer.
Formação
Frances frequentou a Universidade Estadual de New York em Albany para realizar seu bacharelado em matemática, completando-o no ano de 1954. Após sua formação, Allen deu aulas de matemática para o ensino médio de sua antiga escola durante dois anos, e, logo após, ela começaria seu mestrado em matemática na Universidade de Michigan, o qual concluiria em 1957.
Projetos
Durante seus estudos na Universidade de Michigan, Allen aprendeu a programar um IBM 650, o primeiro computador produzido em massa. No mesmo ano em que completou seu mestrado, a empresa de tecnologia International Business Machines (IBM) a ofereceria uma vaga em seus setores de pesquisas, onde ela trabalharia pelos próximos 45 anos. Seu primeiro trabalho foi ensinar os pesquisadores da empresa a utilizar a nova linguagem de programação que tinha sido publicada apenas dois meses antes: FORTRAN (Formula Translation), criada por John Backus visando encurtar o processo de programação e torná-lo mais acessível. Segundo ela, a linguagem “despertou meu interesse em compilação e também definiu a maneira como eu pensava sobre compiladores, porque era organizado de uma maneira que possui uma descendência direta dos compiladores modernos“.
Pelo resto de sua carreira, Allen trabalhou desenvolvendo compiladores para a IBM, sendo seu primeiro grande projeto o Stretch (IBM 7030) e Harvest (IBM 7950), no qual Frances e sua equipe projetaram uma única estrutura de compilador para lidar com três linguagens de programação muito diferentes. O Stretch foi um dos primeiros supercomputadores criados, já o Harvest foi um coprocessador para o mesmo, projetado para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), com a função de decifrar mensagens secretas.
Grande parte de seu trabalho seguinte dizia respeito à programação eficiente de computadores para sistemas de multiprocessamento, como o Advanced Computing Systems project (ACS). Tal projeto trazia melhorias tecnológicas inovadoras como as novas técnicas de “análise de fluxo” que permitiram ao compilador otimizar automaticamente os programas para um desempenho muito melhor. Seu próximo projeto para a IBM foi o Experimental Compiler Systems project (ECS), também projetado para suportar múltiplas linguagens de programação, mais especificamente focar em uma nova linguagem: a “PL/I”.
Seu último grande trabalho para a empresa foi o Parallel Translator (PTRAN), um sistema para reestruturar automaticamente programas sequenciais em FORTRAN para a execução em arquiteturas paralelas. O PTRAN introduziu o conceito do gráfico de dependências, uma representação agora usada por muitos compiladores paralelizantes.
Nomeações e Prêmios
Allen foi a primeira mulher a ganhar em 2006 o Prêmio Turing – muitas vezes referido como o equivalente ao Prêmio Nobel na área da informática – devido ao seu trabalho em otimização de compiladores, o qual contribuiu para o desenvolvimento da execução paralela em multiprocessamento. Além disso, foi incluída no Hall da Fama Internacional da Tecnologia e recebeu o prêmio Augusta Ada Lovelace em 2002. A matemática também foi nomeada membro da IBM em 1989, sendo mais uma vez primeira mulher com tal conquista, e também presidente da IBM Academy of Technology em 1995.
Curiosidades
- Frances Allen estabeleceu muitas das abstrações e algoritmos que deram a base o desenvolvimento de tecnologias de optimização de programas automáticos.
- Em 2000, ela foi escolhida membro do Computer History Museum (Museu da História do Computador - Museu dedicado a mostrar a revolução dos computadores e seus impactos na sociedade).
- Frances foi a primeira mulher a trabalhar na IBM.
- Ela foi membro da Academia Nacional de Engenharia (National Academy of Engineering), Sociedade Americana de Filosofia (American Philosophical Society), Academia Americana de Ciências e Artes (American Academy of Arts and Sciences), bem como foi membro da Associação para Maquinaria de Computação (Association of Computing Machinery).
Referências
[1]SONG, Victoria. Frances Allen, piorneira ao tornar softwares de computadores mais rápidos, morre aos 88 anos. UOL, 10 de agosto de 2020. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/frances-allen-morte-compilador-computador/.
[2]HOSCH, William. Turing Award. Britannica, 12 de agosto de 2022. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Alan-Turing.
[3]The IBM 650 “Magnetic Drum Data Processing Machine”: The First Mass-Produced Computer : History of Information. Disponível em: <https://www.historyofinformation.com/detail.php?id=3657>.
[4]ALLEN, F. et al. An overview of the PTRAN analysis system for multiprocessing. Journal of Parallel and Distributed Computing, v. 5, n. 5, p. 617–640, out. 1988. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0743731588900159.
[5]Frances E. Allen | Biography, A.M. Turing Award, & Facts | Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Frances-E-Allen>.
[6]Frances Allen - A.M. Turing Award Laureate. Disponível em: <https://amturing.acm.org/award_winners/allen_1012327.cfm>.
[7]FORTRAN | computer language | Britannica. , 2019. Disponível em: https://www.britannica.com/technology/FORTRAN.
[8]Conheça Frances Allen, a primeira mulher a ganhar o “Nobel da informática”. Disponível em: <https://br.lifetimeplay.tv/noticias/conheca-frances-allen-primeira-mulher-ganhar-o-nobel-da-informatica>. Disponível em: https://br.lifetimeplay.tv/noticias/conheca-frances-allen-primeira-mulher-ganhar-o-nobel-da-informatica.