Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


e:evolucao_do_computador

Evolução dos Computadores

O computador é uma máquina eletrônica capaz de executar algoritmos com a finalidade de processar dados. Sabendo que computadores atualmente possuem milhares de capacidades, é possível questionar a origem e desenvolvimento de tais máquinas. A partir do entendimento de sua criação e da compreensão dos aprimoramentos ao longo dos anos, é possível entender as necessidades e contextos de certas épocas, contemplar a criatividade humana na evolução da máquina e preservar a história de um objeto tecnológico especialmente marcante para a humanidade.

Máquinas calculadoras

Wilhelm Schickard foi o inventor da primeira máquina capaz de fazer cálculos matemáticos: somas, subtrações, multiplicações e divisões. Essa calculadora foi perdida durante a Guerra dos Trinta Anos e por isso o título de inventor da primeira máquina calculadora era reservada para Blaise Pascal que criou uma calculadora capaz de fazer somas e subtrações. Essa máquina foi futuramente aprimorada por Gottfried Wilhelm Leibniz, mais famoso por inventar o cálculo.

Computadores de Uso Geral

Máquina Analítica

As máquinas calculadoras podiam realizar cálculos matemáticos, no entanto, não podiam ser programadas para diversos contextos. Buscando mudar isso, em 1837, o professor de matemática de Cambridge Charles Babbage projetou um mecanismo chamado Máquina Analítica cuja forma de calcular poderia ser manipulada. Enquanto Babbage projetava o apetrecho, a matemática e escritora Ada Lovelace escrevia os algoritmos que “diria” a máquina como calcular.

ENIAC

Babbage e Lovelace infelizmente nunca terminaram o projeto por falta de investimentos. Um dispositivo semelhante foi feito apenas depois de um século, chamado ENIAC (Eletronic Numeric Integrator And Calculator) feito pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly em fevereiro de 1946. O ENIAC era um computador que pesava 30 toneladas, tinha 2 metros de altura e ocupava 180 metros quadrados, ele possuía mais de 18 mil válvulas e tinha a capacidade de realizar até 4500 operações por segundo, capacidade essa que é superada por calculadoras portáteis hoje em dia. O seu sistema operacional era baseado em cartões furados, que dependendo de quantos, como e onde estavam seus furos representavam uma operação ou numero para o sistema operacional, assim o usuário descrevia a conta desejada por meio desses cartões e o sistema os lia e processava o calculo. De acordo com a Universidade da Pensilvânia, esse computador realizou em 10 anos mais contas que toda a humanidade em toda sua Historia de milhares de anos. A principal inovação do ENIAC foi a implementação da Arquitetura de John Von Neumann, a qual ditava o armazenamento dos programas a serem executados pela máquina na memória, tecnologia que é aplicada em computadores até hoje.

Transistores e Circuitos Integrados

Em 1947, foi apresentado para o Mundo por William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain o primeiro Transistor, um dispositivo semicondutor eletrônico que amplificava ou trocava sinais eletrônicos que possibilitava uma maior compactação dos computadores ao substituir as grandes válvulas que eram usadas na época e um aumento na sua velocidade de processamento. Shockley, Bardeen e Brattain receberam, em reconhecimento a essa descoberta, o Premio Nobel da Física em 1956.
No Entanto a Diminuição dos computadores ainda não fora muito grande e não chegava nem perto da compactação que temos hoje em dia.
Até que em 1958, são inventados, independentemente e simultaneamente por Jack Kilby e Robert Noice, os Circuitos Integrados, Também chamados de chips ou microchips, que são basicamente um dispositivo formado principalmente por semicondutores ou transistors e possibilitaram ainda mais a compactação do Computador. No Ano 2000, Kilby também recebeu o Premio Nobel da Física por sua participação no desenvolvimento e invenção dos Circuitos Integrados.

Microprocessadores

Microprocessadores, são como uma evolução aos microchips, eles são Circuitos Integrados feitos para realizar todas as funções de um computador, tudo em apenas um único chip. A Intel em 1974, lança o primeiro Microprocessador, o Intel 4004, projetado para uma empresa japonesa, a Busicon Corporation, que necessitava de um Circuito Integrado Especial para sua calculadora, a Busicom 141-PF, o Intel 4004 não era um processador muito poderoso, no entanto realizava seu trabalho na calculadora perfeitamente e foi o que possibilitou a criação de computadores compactos o suficiente para serem utilizados casas, o primeiro passo para os Personal Computers.
Nesse Mesmo ano, também surgiu o primeiro computador que utilizava um microprocessador, o Altair 8800, o processador que ele utilizava era o Intel 8080, esse era como um ancestral aos microcomputadores, ou aos computadores que conhecemos hoje em dia.

Evolução dos Personal Computers

Após a revolução que foi os computadores da Apple, vários outros computadores pessoais foram surgindo, entre eles, lançando em 81, um dos que foi de grande importância, o primeiro computador a realmente levar o nome de Personal Computer, o PC da IBM, ele utilizava do sistema operacional da Microsoft o MS-Dos e foi o inicio de uma grande parceria entre a IBM e a Microsoft, que agora se tornara uma importante desenvolvedora de sistemas operacionais. o PC da IBM, utilizava um monitor que apresentava a tela clássica dos computadores mais antigos, a tela preta com dígitos verdes.

Não querendo ficar para trás, a Apple também seguiu seu desenvolvimento, mas só em 1984, lança seu primeiro sucesso comercial e que conseguia rivalizar com o PC da IBM, o Macintosh, que não só utilizava as tecnologias de seus antecessores como também foi o primeiro a incluir uma interface gráfica, podendo assim mostrar imagens além de letras e números, com o lançamento do Macintosh também se mostrou o inicio de uma rivalidade que vemos até hoje, Apple versus Microsoft.

Personal Computers nos dias atuais

A evolução dessas empresas e o surgimento de diversas empresas no ramo dos computadores, trouxe muitos benefícios e inovações para o mercado, como o surgimento de notebooks, que facilitaria muito no transporte e podendo trabalhar em qualquer lugar, até mesmo hardwares cada vez mais poderosos para pc's de usuários comuns, o que chamou muito a atenção do público gamer, que melhora muito na qualidade e no desempenho dos jogos de computador. A estética dos computadores também mudaram bastante, dos gabinetes brancos que com o tempo amarelavam, passaram a ser gabinetes pretos e até mesmo a estilização de ventoinhas com leds RBG, trazendo uma estética “gamer” muito popularizada pelo público.

A Maior Capacidade Operacional

Hoje em dia a capacidade operacional e os computadores evoluíram muito, não só calculadoras são mais potentes que antigos computadores, como existem computadores de casa superpotentes que realizam uma quantidade de tarefas inimaginável para as pessoas da época desses computadores antigos.
Mas qual o computador mais potente existente hoje em dia? Quem leva esse titulo é o Frontier, um supercomputador equipado processadores AMD EPYC 64C 2GHz e somando 8.730.112 núcleos, ele é tão potente que é o primeiro computador Exascale da Historia, atingindo 1102 Exaflop/s no benchmark HPL, outros supercomputadores como o Fugaku e o Summit da IBM atingiram apenas a casa dos Petaflops nesse mesmo teste, Isso também significa que o Frontier consegue realizar mais de um Quintilhão de operações por Segundo, Mais de Milhões de Vezes que os 4500 do antigo Eniac.

Referências

  1. Karl Kempf (1961) Historical Monograph: Electronic Computers Within the Ordnance Corps, cap. 2, pp. 19-39. (Exército dos Estados Unidos)
  2. WAZLAWICK, R. História da Computação. 1 ed. São Paulo: LTC, 2016
  3. FRANZÃo, Luana. Do Eniac ao Notebook Confira a Evolução dos Computadores nas Ultimas Décadas. CNNBrasil, 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/do-eniac-ao-notebook-confira-a-evolucao-dos-computadores-nas-ultimas-decadas/#:~:text=O%20ENIAC%20funcionava%20atrav%C3%A9s%20de,cerca%20de%20200%20mil%20quilowatts.>. Acesso em: 29/08/2022.
  4. Supercomputador da AMD se torna o mais poderoso do mundo. Techtudo, 2022. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/06/supercomputador-da-amd-se-torna-o-mais-poderoso-do-mundo.ghtml>. Acesso em: 29/08/2022.
  5. Transistor. Wikipédia, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Trans%C3%ADstor>. Acesso em: 29/08/2022.
  6. Circuito Integrado. Wikipédia, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_integrado>. Acesso em: 29/08/2022.
  7. Microprocessador. Wikipédia, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Microprocessador>. Acesso em: 29/08/2022.
e/evolucao_do_computador.txt · Última modificação: 2022/09/04 21:52 por Marcelo Schreiber