Tabela de conteúdos
Clarisse S. de Souza
Clarisse Sieckenius de Souza é doutora em linguística aplicada, no entanto dedicou grande parte de sua carreira acadêmica à ciência da computação. Professora titular do Departamento de Informática da PUC-Rio, Clarisse desenvolveu pesquisas na área de interação humano-computador (HCI) e sua contribuição de maior repercussão ocorreu quando, unindo seu conhecimento em HCI e linguagens, Clarisse propôs a teoria da engenharia semiótica.
Nascimento: 1957 (65 anos).
Nacionalidade: Brasileira (Rio de Janeiro).
Ocupação: Semiótica, pesquisadora, cientista da computação, escritora e professora.
Prêmios:
- Foi co-vencedora dos prêmios ACM SIGDOC Rigo e IFIP TC13 Pioneers of HCI Award, em 2010 e 2014, respectivamente.
- Recebeu o Prémio de Mérito cientifico da Sociedade Brasileira de computação em 2016.
Biografia
Clarisse Sieckenius de Souza é uma cientista da computação, escritora e professora, nascida no ano de 1957 no Rio de Janeiro, Clarisse atuou na área de Interação Humano Computador. Foi a criadora da internacionalmente conhecida Engenharia Semiótica. Em 1988 entrou no departamento de informática do qual se tornou Professora Titular em 2006, até aposentar-se em janeiro de 2020.
- Sua primeira graduação não foi voltada para a tecnologia, graduada em Letras e doutorado em Linguística. Clarisse teve seu primeiro contato com a informática em um estágio de especialização de intérprete de conferências na Universidade de Georgetown, foi aí que surgiu o interesse pela tradução automática, que era uma das principais aplicações da Linguística Computacional, realizando um doutorado da mesma.
- Posteriormente foi aprovada num processo seletivo para professores no Departamento de Informática da PUC-Rio, começando assim sua carreira de pesquisadora e docente.
Principais Contribuições
Fundadora do SERG - (Semiotic Engineering Research Group), Clarisse com seus colegas de mestrado e doutorado criaram a primeira teoria semiótica voltada a interação humano computador. Essa teoria foi expandida e hoje é voltada para tratar de desenvolvimento de software centrada em pessoas e também aspectos éticos no design de sistemas inteligentes.
Prêmios e Distinções
Entre diversas gratificações que Clarisse recebeu, podemos destacar:
Concebida pelo Instituto Anita Borg e a Associação de Pesquisa em Computação Mulher, Clarisse foi escolhida uma das 54 mulheres de todos os tempos que se destacam pela atuação em pesquisa na área de Ciência da Computação.
- 2017 - Recebeu o Prêmio Carreira de Destaque em IHC da Comissão Especial de Interação Humano-Computador da Sociedade Brasileira de Computação.
- 2015 - Foi homenageada em um projeto internacional Notable Women in Computing da Universidade de Duke.
- 2016 - Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação.
- 2014 - Co-vencedoras da IFIP TC13 Pioneers of HCI Award.
- 2010 - ACM SIGDOC Rigo Award e 2013 - ACM SIGCHI CHI Academy Award.
Produção Científica
- 2005 - The MIT Press
- 2009 - Morgan & Claypool
- 2013 - Springer
- 2016 - Springer
- 2017 - Springer
Curiosidades
Durante sua carreira, Clarisse orientou 18 teses de doutorado e 20 dissertações de mestrado. Seus principais projetos de pesquisa foram apoiados pelo CNPq, FAPERJ e AMD Foundation.
Referências
- SOARES, Nana. Conheça a trajetória de Clarisse Sieckenius, uma das mulheres mais notáveis do mundo na Computação. Programaria, 2022. Disponível em: <https://www.programaria.org/conheca-trajetoria-de-clarisse-sieckenius-uma-das-mulheres-mais-notaveis-mundo-na-computacao/>, Acesso em: 28/08/2022.
- Clarisse Sieckenius de Souza. Departamento de Informática PUC RIO, 2022. Disponível em: <http://www.inf.puc-rio.br/blog/professor/clarisse-sieckenius-de-souza/>, Acesso em: 28/08/2022.
- Clarisse Sieckenius de Souza. SERG PUC RIO, 2022. Disponível em: <http://www-di.inf.puc-rio.br/~clarisse/>, Acesso em: 28/08/2022.
- Clarisse de Souza - Prêmios / Awards. SERG PUC RIO, 2022. Disponível em: <http://www-di.inf.puc-rio.br/~clarisse/?Pr%C3%AAmios_%2F_Awards>, Acesso em: 28/08/2022.
- Clarisse Sieckenius. Wikipédia, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Clarisse_Sieckenius>, Acesso em: 28/08/2022.