Tabela de conteúdos
Biografia de Barbara Liskov
Barbara Jane Huberman nasceu em 7 de novembro de 1939, Califórnia, Estados Unidos.
Formou-se em matemática pela Universidade da Califórnia em 1961. Ao tentar uma pós-graduação em Princeton foi rejeitada pois, de acordo com a carta de resposta, a universidade não aceitava mulheres. Decidiu, então, trabalhar na área da programação, a qual se apaixonou, seu primeiro trabalho foi na Miltre Corporation, depois foi trabalhar em Harvard com tradução computacional de linguagens humanas, por conta desse trabalho, ao retornar para a Califórnia, em 1963, para obter a sua graduação em Stanford, se tornou assistente de John McCarthy em seu projeto de inteligência artificial.
Barbara ganhou seu mestrado em 1965, e seu doutorado em 1968, ambos de Stanford, se tornando, assim, a primeira mulher a conseguir um doutorado em Ciência da Computação nos Estados Unidos. Atualmente é professora no MIT no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, buscando tornar a ciência da computação um campo mais acolhedor para as mulheres e outras minorias, a fim de incentivar estes estudantes a evoluírem em suas carreiras.
Principais Contribuições
Liskov criou o tipo abstrato de dados (TAD), que serviu de base para criar a linguagem CLU, que possuía organização baseada em módulos, tipagem forte, e diversas outras técnicas que seriam posteriormente utilizadas por diversas linguagens famosas, como: Java, C++ e C#. Além disso, criou o “Venus Computer” feito para suportar construção de softwares complexos.
Junto com Jeannette Wing desenvolveu o Liskov Substitution Principle (LSP), que basicamente diz que todos os objetos de uma superclasse poderiam ser trocados por objetos de subclasses sem quebrar a aplicação, ou seja, temos objetos de subclasses se comportando da mesma forma que objetos de superclasses.
Prêmios e Distinções
- Em 1996, recebeu o prêmio The Society of Women Engineers' Achievement;
- Em 2002, foi considerada uma das maiores professoras do MIT e ficou entre os 50 maiores professores de ciência dos Estados Unidos;
- Em 2004, recebeu a Medalha John Neumann (medalha dada para pessoas que se destacam na área da Ciência da Computação);
- Em 2008, ela recebeu o Prêmio de Realização de Linguagens de Programação;
- Em 2008, Liskov ganhou o A.M. Turing Award, o maior prêmio na área da Ciência da Computação, por conta do seu trabalho relacionada a linguagens de programação e programação orientada a objetos.
Produção Científica
- CLU Reference Manual (1979);
- Distributed Systems: Methods and Tools for Specification. An Advanced Course (1985);
- Abstraction and Specification in Program Development (1986);
- Program Development in Java: Abstraction, Specification, and Object-Oriented Design(2001).
Curiosidades
- Autora de mais de 140 artigos científicos;
- A sua tese de doutorado foi um programa de computador que jogava finais de partidas de xadrez;
- Tem um filho chamado Moses, que obteve um doutorado em Ciência da Computação em 2004 no “College of William and Marry”.
Referências
Projeto Enigma. Barbara Liskov. A primeira mulher a obter um PhD em Ciência da Computação nos Estados Unidos. Disponível em: https://www.ufrgs.br/enigma/barbara-liskov/
Vleck, Tom van.Barbara Liskov. Disponível em: https://amturing.acm.org/award_winners/liskov_1108679.cfm
Hosch, William L. Barbara Liskov. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Barbara-Liskov
Kamilla, Jessie. Barbara Liskov: uma das profissionais por trás do formato das linguagens de programação. Disponível em: https://engenharia360.com/barbara-liskov/
Khare, Rituraj. Liskov Substitution Principle and its significance. Disponível em: https://blog.knoldus.com/liskov-substitution-principle-and-its-significance/
Barbara Liskov. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Barbara_Liskov
Bárbara Liskov. Disponível em: https://www.csail.mit.edu/person/barbara-liskov. Acesso em: 28 ago. 2022.