Tabela de conteúdos
Alexandre Ibrahim Direne
Alexandre Ibrahim Direne (03 de dezembro de 1960 - 04 de abril de 2017), foi professor do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atuou desde 1993, lecionando disciplinas e orientando alunos de graduação de Ciência da Computação e Informática Biomédica, além de alunos de pós-graduação em Informática, principalmente em projetos de pesquisa e desenvolvimento departamentais e nos que se integram aos Grupos de Pesquisa do CNPq intitulados como Centro de Computação Científica de Software Livre (C3SL) e Sistemas Tutores Inteligentes (STI).
Dedicou-se, por mais de duas décadas, à pesquisa em Inteligência Artificial aplicada à Educação. Orientou, também, pesquisas expressivas em nível de mestrado e doutorado, conquistando prêmios concedidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ainda, destacou-se pelo acréscimo em decisões políticas da comunidade de pesquisa em Informática na Educação no Brasil, tendo presidido a Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) nos anos de 2006 e 2007.
Direne cursou graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), doutorado em Computer Science and Artificial Intelligence pela University of Sussex (1993) e aperfeiçoamento em Pós-doutorado pela University of Brighton (2002).
Principais Contribuições
Alexandre Direne tinha interesse nas áreas de Jogos Educacionais, Linguagens e ferramentas de autoria para conteúdos educacionais, Ambientes inteligentes de apoio à aprendizagem, Ensino assistido por simuladores inteligentes e Ensino de conceitos visuais especializados.
As pesquisas em tais áreas foram conduzidas pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Métodos Formais (LIAMF), do Departamento de Informática da UFPR. Em específico, a pesquisa em Sistemas Tutores Inteligentes cobre aplicações que vão desde o Projeto Piloto UCA (Um Computador por Aluno), de disseminação da cultura digital em escolas públicas, ao Projeto RUI, de apoio ao ensino de conceitos especializados de radiologia médica. Simultaneamente, na área de jogos educacionais são desenvolvidos os conceitos heurísticos, estratégias práticas a fim de diminuir o tempo de tomada de decisão. Por meio do jogo do xadrez, contribuiu no Projeto de Apoio Computacional ao Ensino de Xadrez nas Escolas com o servidor de Xadrez Livre.
Prêmios e Distinções
Em 2015, Direne foi homenageado com o Prêmio Mérito Científico em Informática na Educação, o qual foi concedido em reconhecimento à sua contribuição para o avanço da área de Informática no Brasil. Alexandre, então, destacou a importância da democracia que a comunidade de Informática conquistou.
Em maio de 2017, após sua morte, foi democraticamente decidido que o, até esta ocasião, Concurso de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação, um evento tradicional do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), passaria a ser intitulado Prêmio Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação, em sua homenagem.
Em 2017, os membros do Centro de Estudos de Informática (CEI) da Universidade Federal do Paraná, o que incluía todos os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, foram consultados para a mudança do nome do centro acadêmico. O nome escolhido foi Centro Acadêmico Alexandre Direne (CAAD), como uma homenagem da comunidade acadêmica ao professor Alexandre Direne por sua dedicação como professor e como cidadão ao DInf.
Devido às suas pesquisas na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação e a sua intensa participação na comunidade, seja ela em aspectos científicos e como ser humano também, o Clube de Xadrez Erbo Stenzel realiza todos os anos a Copa de Xadrez Online Alexandre Direne, título que o homenageia, com duração de 100 etapas que ocorrem às terças e quartas-feiras às 19h.
Produção Científica
Em 2008 Direne colaborou simultaneamente com Marcos Sunyé, Marcos Castilho, Fabiano Silva, Luis Bona, Laura García e Donia Scott, em um artigo intitulado “Acquiring Expertise in Medical Radiology through Long-Term Interactions” para o 21st IEEE International Symposium on Computer-Based Medical Systems, em que dissertam sobre conceitos cognitivos assim como computacionais que podem ser aplicados a fim de colaborar na construção de modelos de interface e de aprendiz para interações tutoriais em radiologia médica.
Alexandre Direne, em 2010, contribuiu juntamente com Antonio Hobmeir Neto no volume de número 18 da Revista Brasileira de Informática na Educação com respeito a “Uma Abordagem dialógica para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais”. Os objetivos eram abordar os aspectos pedagógicos do ensino de jogos heurísticos adversaristas, expondo a raridade de pesquisas sobre a construção de shells inteligentes para o ensino de táticas para esses jogos. Detalhando, também, a arquitetura de um protótipo implementado com o JAS para o Xadrez.
Em 2013, em companhia de Fabiano Silva, Luis Bona, Alexandre Feitosa e Wilson da Silva, elaborou um artigo nomeado como “Simulated competitions to aid tactical skill acquisition” para a 2013 Winter Simulations Conference (WSC) apresentando um framework para apoiar a aquisição de habilidades humanas de táticas de jogo, como o xadrez que Direne tanto contribuiu, de modo que o trabalho cooperativo foi essencial para definir constituintes heurísticos.
Curiosidades
Alexandre Direne foi descrito como “digno do título de ser humano” (6), fato que reflete o que pode ser observado em suas considerações pessoais. Para Direne, a boa formação técnico-científica era tão importante quanto a formação política do cidadão, a qual não era necessariamente partidária. Assim, ele recomendava a leitura de uma série de periódicos e blogs da então conhecida mídia alternativa, os quais ele considerava meios de conhecimento que proporcionam conteúdos de teor dialético da comunicação crítica no jornalismo moderno.
Referências
1. Alexandre Ibrahim Direne. Disponível em:https://www.escavador.com/sobre/8024547/alexandre-ibrahim-direne. Acesso em: 23 ago. 2022.
2. Direne, Ibrahim Alexandre. Alexandre Direne. Disponível em: https://www.inf.ufpr.br/alexd/. Acesso em: 23 ago. 2022.
3. Maschio, E. Nota de falecimento - Prof. Alexandre Direne. Disponível em: https://www.sbc.org.br/2-uncategorised/1976-nota-de-falecimento-prof-alexandre-direne. Acesso em: 23 ago. 2022.
4. Concurso Alexandre Direne de Dissertações. Disponível em: https://manna.team/premios/3. Acesso em: 23 ago. 2022.
5. CXES Online 2022 - III Copa Alexandre Direne - Etapa 62. Disponível em: https://www.chess.com/pt-BR/tournament/live/cxes-online-2022---iii-copa-alexandre-direne---etapa-62-3304499. Acesso em: 23 ago. 2022.
6. Comissão Especial de Informática na Educação. Homenagem. Disponível em: https://ceie.sbc.org.br/blog/2017/11/28/homenagem/. Acesso em: 23 ago. 2022.
7. Centro Acadêmico Alexandre Direne. História. Disponível em: https://caad.inf.ufpr.br/historia/. Acesso em: 24 ago. 2022.
8. III COPA ALEXANDRE DIRENE 2022 - Regulamento Geral. Disponível em: https://cxes.com.br/src/Regulamento%20da%20Copa/3_Copa_Alexandre_Direne_2022_v3.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.
9. Leandro. Adeus ao Prof. Alexandre Direne. Disponível em: http://fexpar.com.br/adeus-ao-prof-alexandre-direne/. Acesso em: 24 ago. 2022.
10. Direne, Ibrahim Alexandre. Uma abordagem dialógica para a aquisição de habilidades táticas em jogos educacionais. Disponível em: https://www.academia.edu/11093195/Uma_abordagem_dial%C3%B3gica_para_a_aquisi%C3%A7%C3%A3o_de_habilidades_t%C3%A1ticas_em_jogos_educacionais. Acesso em: 26 ago. 2022.
11. Direne, Ibrahim Alexandre. Acquiring Expertise in Medical Radiology through Long-Term Interactions Disponível em: https://www.academia.edu/11093184/Acquiring_Expertise_in_Medical_Radiology_through_Long_Term_Interactions. Acesso em: 26 ago. 2022.
12. Direne, Ibrahim Alexandre. Simulated competitions to aid tactical skill acquisition. Disponível em: https://www.academia.edu/11093183/Simulated_competitions_to_aid_tactical_skill_acquisition. Acesso em: 26 ago. 2022.