Tabela de conteúdos
Alan Turing
Alan Mathison Turing nasceu no dia 23 de junho de 1912 em Londres, Inglaterra. Durante a adolescência, Turing estudou na Sherborne School, onde conheceu Christopher Morcom, por quem se apaixonou. Morcom e Turing compartilhavam muitos interesses e foram grandes amigos durante a juventude e início da vida adulta. A morte de Morcom em 1930, vítima de tuberculose bovina, afetou Turing imensamente, como podemos ver em trecho da carta que enviou à mãe de Morcom[9]:
Eu considerava o interesse no meu trabalho e em coisas como astronomia (à qual ele é quem me introduziu) como algo que compartilhávamos. Eu acredito que ele também se sentia um pouco assim sobre mim. Apesar de que meu interesse, em partes, se foi, eu sei que devo continuar aplicando tanta energia e interesse em meu trabalho como se ele ainda estivesse vivo, porque é isso que ele gostaria que eu fizesse.
Turing graduou-se em Matemática pela Universidade de Cambridge em 1934, e obteve também um doutorado em Matemática pela Universidade de Princeton em 1938. Após sua formação, retornou à Inglaterra e passou a integrar a Government Code and Cypher School, organização do governo responsável por decodificar enigmas.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, Turing entrou no Bletchley Park, que reunia matemáticos e criptógrafos com o objetivo de interceptar e decifrar mensagens do Eixo. Foi nesse período que Alan Turing realizou a quebra da Enigma, máquina codificadora utilizada pelos nazistas. Depois do fim da guerra, trabalhou no National Physical Laboratory e na Universidade de Manchester.
Em 1952, foi assaltado pelo homem com quem se relacionava e admitiu para a polícia seu envolvimento com o assaltante, o que fez Turing ser indiciado por indecência. Naquela época, a homossexualidade era proibida na Inglaterra, e isso o levou a julgamento. Por conta disso, foi forçado a afastar-se de seu ofício e, para evitar ser preso, Turing aceitou passar por uma castração química. No dia 08 de junho de 1954, Turing foi encontrado morto, devido a envenenamento por cianeto.
Principais Contribuições
Máquina de Turing
- Idealizado por Alan Turing em 1936, este modelo teórico fundamentou a ciência da computação moderna. Tal dispositivo seria capaz de ler, escrever e apagar números binários em uma fita ilimitada. Turing conseguiu provar que qualquer sistema formal poderia ser imitado por essa máquina. Atualmente, a maior parte dos dispositivos eletrônicos, como celulares e calculadoras, operam de acordo com os fundamentos da máquina de Turing.
Bombe
- Esse computador eletromecânico foi o responsável por decifrar a Enigma. Sua programação foi feita prevendo trechos que se repetiam, pois as mensagens enviadas pelos nazistas sempre terminavam com a saudação “Heil Hitler”. Além disso, a codificação da Enigma alterava todas as letras da frase original. Com base nessas informações, Turing foi capaz de encontrar a frase que se repetia e combiná-la com todas as possibilidades até que as letras não se repetissem. Dessa forma, realizou a quebra da Enigma.
Teste de Turing
- Criado em 1950, esse teste deu início à ideia de inteligência artificial, ao questionar se é possível uma máquina imitar o pensamento humano. Neste teste, uma pessoa, um computador e um juiz são mantidos em salas separadas e só podem se comunicar por texto impresso, sendo que o juiz deve distinguir a pessoa e a máquina. Caso ele não consiga fazer essa distinção, a máquina passa no teste.
Prêmios e Distinções
Prêmio Turing
- Esse prêmio, conhecido como o Nobel da Computação, foi nomeado em homenagem a Alan Turing. Ele é concedido anualmente pela Association for Computing Machinery para um indíviduo que tenha realizado contribuições essenciais no meio computacional. Além disso, o prêmio é patrocinado pela Intel.
Ordem do Império Britânico
- Pelos serviços prestados para o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, Turing recebeu essa gratificação.
Prêmio Smith
- Em 1936, Alan Turing recebeu esse prêmio, cujo nome se deu em homenagem póstuma ao matemático Robert Smith - em razão de sua importante contribuição para a Teoria das Probabilidades.
Outras homenagens
- Foi eleito membro da Royal Society em 1951.
- Teve uma estátua inaugurada em Manchester em 2001.
- Foi eleito pela revista Time como uma das 100 pessoas mais importantes do século XX.
Produção Científica
On Computable Numbers, with an Application to the Entscheidungsproblem
- Escrito por Alan Turing em 1936, esse artigo objetivou provar que a teoria de Hilbert, de que sempre é possível decidir através de um algoritmo se um enunciado na lógica de primeira ordem é verdadeiro ou falso, era falsa. Turing conseguiu comprovar isso usando o problema da parada e a máquina de Turing.
- Alan Turing, “On computable numbers, with an application to the Entscheidungsproblem”, Proceedings of the London Mathematical Society, Series 2, 42 (1936), pp 230 - 265.
Computing Machinery and Intelligence
- Esse artigo escrito em 1950 aborda tanto o teste quanto a máquina de Turing. Nele, Alan Turing discorre sobre o funcionamento de ambos, usando exemplos e analogias para convencer o leitor de que as ideias apresentadas por ele são verídicas. Também considera ideias contrárias às propostas por ele e busca refutá-las. Além disso, ao final do artigo fala sobre a possibilidade de máquinas aprenderem, algo revolucionário para a época e que hoje é uma das bases da inteligência artificial.
- A. M. TURING, Mind, Volume LIX, Issue 236, October 1950, Pages 433–460.
The Chemical Basis of Morphogenesis
- Esse artigo foi escrito por Turing em 1952. Nesse trabalho, buscou explicar como padrões repetidos se desenvolveram em organismos vivos, servindo posteriormente para outros estudos.
- Turing, A. M. (1952). «The Chemical Basis of Morphogenesis» (PDF). Philosophical Transactions of the Royal Society of London B. 237 (641): 37–72.
Curiosidades
- Pedalava para o trabalho na primavera usando uma máscara de gás, pois tinha alergia à polén.
- Sempre bebia chá na mesma xícara, prendendo-a em um tubo de calefação para que ninguém encostasse nela.
- No seu primeiro dia de aula na Sherborne School, Turing pedalou 100km para ir de sua casa até a escola, pois os trens não estavam circulando no dia.
- Seu esporte favorito era corrida, tanto que chegou a participar das eliminatórias das Olímpiadas em 1948, Olímpiada desse ano sendo sediada em Londres, cidade natal de Alan.
- A corrente da bicicleta de Turing estava constantemente com defeito e sempre caía. Ao invés de arrumá-la, ele aprendeu a identificar quando ela se soltaria e descia da bicicleta para que a corrente não escapasse.
- Publicou um trabalho na área de Biologia em 1952.
- Sua história foi mantida em segredo até os anos 70.
- O pedido para que recebesse o perdão real foi turbulento. Foi apenas em 1967 que a homossexualidade foi descriminalizada no Reino Unido, mesmo assim Turing não foi perdoado nesse ano. Em 2009, o primeiro-ministro da época Gordon Brown pediu desculpas ao grande matemático, e mesmo assim, já sendo considerado um herói nacional, o perdão não foi concedido. Em fevereiro de 2011, uma petição online conseguiu reunir 23 mil assinaturas para que Turing fosse perdoado, porém o então ministério da Justiça britânico afirmou que não era apropriado perdoar algo que tinha sido devidamente punido por cometer algo estabelecido no momento como um delito. Continuando em 2012, um grupo de 11 cientistas se reuniram e pediram coletivamente para que fosse concedido o perdão real, dentre eles Stephen Hawking, um dos cientistas mais importantes para a astrofísica moderna, mas mesmo assim não foram atendidos. Foi somente 59 anos depois da sua morte, no ano de 2013 que Turing recebeu o perdão real. O perdão foi garantido pela Prerrogativa Real de Compaixão, por um pedido do ministro da Justiça, Chris Grayling.
- O Banco Central Inglês lançou no ano de 2021 um novo design para a nota de 50 libras, utilizando a imagem de Alan Turing. Na nota pode ser encontrada fórmulas matemáticas que pertencem a um de seus artigos de 1936, imagens de arquivos técnicos da máquina usada para decifrar o código enigma, além de uma citação do mesmo sobre a inteligência das máquinas “This is only a foretaste of what is to come, and only the shadow of what is going to be”.
- Alan Turing teve um filme em sua homenagem 'O jogo da Imitação'(2014), o qual narrou a tragetória de Turing durante a invenção da Bombe, máquina que decifrou as mensagens criptografadas pela Enigma, até então sua morte. O filme é baseado no livro 'Alan Turing: The Enigma' de Andrew Hodges. Ele conta com Benedict Cumberbatch como Alan Turing, Keira Knightley como Joan Clarke, Matthew Goode como Hugh Alexander, entre outros atores.
Referências
[1] 17 fatos e curiosidades sobre a vida de Alan Turing. Galileu. 2018. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2018/06/17-fatos-e-curiosidades-sobre-vida-do-alan-turing.html>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[2] ALAN turing: Breves elementos biográficos. Disponível em: <https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~ommartins/seminario/turing/biografia.htm>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[3] ALAN Turing. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[4] AZAMBUJA, Rogério X.; RAMOS, Elias. A Máquina de Turing. 2011. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/alanturingbrasil2012/Maquina_de_Turing.pdf>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[5] BASE química da morfogênese. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Base_qu%C3%ADmica_da_morfog%C3%AAnese>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[6] BRUNATO, Ingredi. Conheça 5 fatos sobre Alan Turing, o gênio torturado que inventou a computação. Aventuras na História. 2020. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/conheca-5-fatos-sobre-alan-turing-o-genio-torturado-que-inventou-computacao.phtml>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[7] ENTSCHEIDUNGSPROBLEM. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Entscheidungsproblem>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[8] FILE:Wartime picture of a Bletchley Park Bombe.jpg. Wikimedia Commons. 2018. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wartime_picture_of_a_Bletchley_Park_Bombe.jpg>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[9] HEITLINGER, Paulo. Alan Turing (1912-1954). 2014. Disponível em: <http://www.tipografos.net/internet/alan-turing.html>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[10] MATOS, Armando B.. Transcription to LaTex/pdf of Alan Turing PhD dissertation (1938). 2014. Disponível em: <https://www.dcc.fc.up.pt/~acm/turing-phd.pdf>. Acesso em 04 de setembro de 2022. HODGES, Andrew. Alan Turing: The Enigma. 1. ed., reimpressão. Princeton: Princeton University Press. 2014. 768 p. ISBN 9780691164724
[11] O JOGO da Imitação. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Jogo_da_Imitação>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[12] PAI da computação, Turing recebe o perdão real 59 anos após morrer. G1. 2013. Disponível em: <https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/12/pai-da-computacao-turing-recebe-o-perdao-real-59-anos-apos-morrer.html>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[13] PRÊMIO Turing. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%AAmio_Turing>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[14] SCHOMBERG, William. BC inglês lança nota de 50 libras para homenagear Turing, herói da 2ª Guerra. CNN. Tradução. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/business/boe-lanca-nota-de-50-libras-para-homenagear-alan-turing-heroi-da-segunda-guerra/>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[15] SILVA, Daniel Neves. Alan Turing. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biografia/alan-mathison.htm>. Acesso em 04 de setembro de 2022.
[16] TURING, Alan. Computing Machinery And Intelligence. Mind. Oxford, v. 59, n. 236, p. 433–460, 1950.
[17] TURING, Alan M.. On Computable Numbers, With an Application to the Entscheidungsproblem. Proceedings of the London Mathematical Society. Londres, v. s2-32, n. 1, p. 230-265, 1937.
[18] ÚNICO trabalho de Alan Turing na biologia inspira criação de material. Galileu. 2018. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/05/unico-trabalho-de-alan-turing-na-biologia-inspira-criacao-de-material.html>. Acesso em 04 de setembro de 2022.