Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


a:ada_lovelace

Ada Lovelace

A matemática, escritora e condessa Augusta Ada Byron King (mais conhecida como Ada Lovelace), foi a primeira pessoa a criar um programa de computador, que foi usado por uma calculadora chamada de Máquina Analítica, o mais próximo do que seria um computador no começo do século XIX.

Embora tenha vivido uma vida curta, Ada é responsável por grande parte do desenvolvimento científico e tecnológico do que conhecemos por computação moderna. Sem os primeiros passos dados por Ada, possivelmente não teríamos a tecnologia como a conhecemos hoje. Ela carrega o título de mãe da programação.

Biografia

Nascida em Londres em 10 de dezembro de 1815, seu nome real era Augusta Ada Byron. Foi a única filha legítima de George Gordon Byron, o grande poeta Lord Byron, e Anne Isabella “Annabella” Milbanke, conhecida como “Princesa dos Paralelogramos”. Byron, apesar de excelente poeta, não era um bom marido ou pai, deixou a família 1 mês após o nascimento de Ada, e, 4 meses depois, a Inglaterra. A filha tinha 8 anos quando Byron morreu, durante a Guerra da Independência Grega, e só viria a ver um retrato do pais aos 20 anos de idade. Mesmo que para os costumes da época Anne devesse posar como uma boa mãe, sabe-se que a relação das duas não era muito boa. Ada não era próxima de sua mãe e era deixada aos cuidados de sua avó materna Judith Hon, Lady Milbanke. Porém, devido aos costumes da época, Lady Byron teve de se comportar como uma mãe amorosa aos olhos da sociedade. Ela enviava cartas para Lady Milbanke onde falava sobre o bem-estar da menina, mas sempre com uma nota instruindo a avó a guardar as cartas para que a mesma pudesse usá-las para provar seu amor maternal.

Em suas cartas, Lady Byron chegou a se referir à Ada como “aquilo”: “Falarei com aquilo para lhe satisfazer, e não para deleite próprio, e deverás ser grata quando aquilo estiver sobre tua guarda”. Durante sua adolescência, Ada foi vigiada por conhecidos de Lady Byron, a fim de lhe reportar qualquer sinal de desvio moral, a menina os apelidou de “Fúrias” e dizia que inventavam histórias exageradas sobre sua pessoa. Em uma carta de Ada para sua mãe, quando já tinha por volta de 30 anos, Ada escreve: “If you can’t give me poetry, can’t you give me “poetical science?” ” (Se você não pode me dar poesia, não pode me dar ciência poética?).

Ada estudou matemática desde cedo, sua mãe proveu uma educação bastante rigorosa, em uma tentativa de impedir a filha de desenvolver o que ela via como a insanidade de Lord Byron. Fora educada em casa, aprendia matemática e ciências com William Frend, William King e Mary Somerville. Somerville era tradutora das obras do matemático e físico francês, Pierre-Simon Laplace, ela tinha contato com grandes inventores e cientistas da época, e estimulou Ada a estudar matemática e tecnologia. Também foi aluna do matemático e lógico Augustus De Morgan.

Em 1832 com seus dezessete anos seus talentos matemáticos começaram a florescer e o interesse neste campo esteve presente durante sua vida adulta. Aos 19 anos Ada foi convidada para a casa de Somerville, e foi então que conheceu Charles Babbage, que trabalhava em uma nova espécie de máquina de cálculo, a Máquina Analítica. “E se uma máquina de calcular pudesse não apenas prever, mas pudesse agir de acordo com essa previsão?”, disse Babbage durante o jantar, quando conversavam sobre suas ideias.

Ada acreditava que a intuição e a imaginação eram fundamentais para pôr em prática conceitos matemáticos e científicos de forma eficaz. Valorizava a metafísica tanto quanto valorizava a matemática, acreditava que a imaginação e intuição eram fundamentais para aplicar fundamentos matemáticos e científicos, e para explorar o mundo “invisível” ao nosso redor. Era uma visionária, imaginava um mundo onde computadores poderiam fazer muito mais do que simples cálculos. Comporiam músicas, seriam uma extensão do pensamento humano. Enquanto outros, incluindo o próprio Babbage, focavam apenas na capacidade de processamento de números.

Ada casou-se com William King-Noel, Conde de Lovelace, em julho de 1835, aos 20 anos, e tornou-se Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace. Ela faleceu aos 36 anos de idade, a mesma idade de seu pai, em 27 de novembro, devido a um câncer no útero, a doença perdurou por meses, nos quais Annabella assumiu controle sobre quem visitava Ada, excluindo todos seus amigos e confidentes. Sob influência de sua mãe, Ada teve uma transformação religiosa e foi persuadida a se arrepender de sua conduta e fazer de Annabella sua inventariante. Ela perdeu o contato com o marido após confessar-lhe algo em 30 de agosto, o que o levou a abandonar seu leito. Não se sabe o que ela disse. Foi enterrada ao lado de seu pai, a seu pedido, na Igreja de Santa Maria Madalena com uma placa em latim em sua memória.

Principais Contribuições

A maior contribuição de Ada foi as suas anotações e notas sobre a máquina analítica de Babbage. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Lovelace como a descrição de um computador e um software. Ela projetou um modo de programar a máquina analítica, utilizando cartões perfurados com uma sequência gradativa de números racionais chamados números de Bernoulli, reconhecido como o primeiro programa de computador da história.

Babbage pediu a Lovelace para traduzir o artigo de Menabrea para o inglês, adicionando depois a tradução com as anotações que ela mesma havia feito. Lovelace levou grande parte do ano nesta tarefa. Estas notas, que são mais extensas que o artigo de Menabrea, foram então publicados no The Ladies' Diary e no Memorial Científico de Taylor sob as iniciais “AAL”.

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Lovelace sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Lovelace como a descrição de um computador e um software. As notas de Lovelace foram classificadas alfabeticamente de A a G. Na nota G ela descreve o algoritmo para a máquina analítica computar a Sequência de Bernoulli. É considerado o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado num computador, e Lovelace é recorrentemente citada como a primeira pessoa programadora por esta razão.

Prêmios e Distinções

  • A linguagem de programação Ada foi criada em homenagem à Ada Lovelace pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A documentação da linguagem foi aprovada em 10 de Dezembro de 1980.
  • Em 1981, a Associação de Mulheres na Computação criou o Prêmio Ada Lovelace.
  • Em 1998, A Associação Britânica de Computação criou a Medalha Lovelace em 2008 iniciou uma competição anual para alunas.
  • A Associação Britânica de Computação é patrocinadora do Lovelace Colloquium, que é uma conferência anual para mulheres estudantes de graduação.
  • A Ada College é uma escola extra-curricular focada em tecnologia localizada em Tottenham Hale, Londres.
  • A Ada Initiative é uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar o envolvimento das mulheres no Movimento pela cultura livre e em movimentos open source.
  • A Ada Developers Academy, em Seattle, é uma academia sem fins lucrativos com o objetivo de aumentar a diversidade na tecnologia, treinando mulheres cis, trans e não-binários para se tornarem engenheiras de software.

  • Em 27 de julho de 2018, o senador americano Ron Wyden submeteu, a designação de 9 de outubro de 2018 como Dia Nacional Ada Lovelace: “Honrar a vida e as contribuições de Ada Lovelace como uma das principais mulheres em ciências e matemática”. A resolução foi considerada e aprovada sem emendas e com um preâmbulo por consentimento unânime.

Produção Científica

As notas de Lovelace a respeito da máquina analítica de Babbage foram republicadas em 1953, quase cem anos após sua morte. Essa máquina foi reconhecida como o primeiro modelo de computador já construído, e as notas da matemática ficaram marcadas como a primeira descrição de um computador e de um software. Por isso, muitas das evoluções tecnológicas que vieram depois dos estudos de Ada só foram possíveis devido às descobertas dela. É provável que, sem as notas de Lovelace, as máquinas demorassem mais para ser capazes de computar valores e realizar funções matemáticas. Além disso, os sistemas operacionais — os quais são construídos por meio de algoritmos — não existiriam.

Curiosidades

  • Vício em Jogos: Ada, por volta dos seus 25 anos, começou a apostar em jogos de azar, hábito que acabou se tornando compulsivo e prejudicial para as finanças da família Lovelace. Segundo registros, ela chegou a penhorar os diamantes que havia herdado para conseguir pagar as dívidas que vinha acumulando. No livro Lady Byron e suas filhas, a autora Julia Markus escreve: “Ada, incentivada por vigaristas, voltaria seus talentos prodigiosos para o jogo e para programar os resultados das corridas de cavalos.”

Ada chegou a montar uma associação com seus amigos, que incluía Babbage, para desenvolver um programa que fosse capaz de prever resultados de corridas de cavalo. Sua ideia falhou, levando Lovelace a adquirir uma dívida de milhares de libras.

  • Aos 12 anos, fica fascinada por aves e pássaros, e desenha um pássaro mecânico que bate asas, publicando um livro com seus estudos, observações e ilustrações chamado Flyology.
  • Ela se descrevia como uma cientista poética.
  • Assinava as cartas que escrevia para Charles Babbage como “Lady Fairy”.
  • O programa dela foi inspirado nos cartões perfurados usados nos teares mecânicos.
  • “A imaginação é a faculdade da descoberta, predominantemente. É ela que penetra nos mundos invisíveis que nos rodeiam, nos mundos da ciência.”
  • Primeira programadora da história
  • Ada era considerada uma visionária para a época e previu a funcionalidade multifuncional do computador moderno. Embora Babbage acreditasse que o uso de suas máquinas se limitasse a cálculos numéricos, ela pensou que conteúdos como música poderiam ser traduzidos para o formato digital e manipulados por máquina.
  • Infelizmente suas contribuições para a computação só foram reconhecidas um século depois da sua morte.
  • Ada foi tão importante para a computação que existe uma linguagem de programação nomeada em sua homenagem.

Referências

1. Ada Lovelace, Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace> Acesso em: 05/09/2022

2. Conheça Ada Lovelace, The Hack. Disponível em: <https://thehack.com.br/conheca-ada-lovelace-matematica-do-seculo-xix-autora-do-primeiro-programa-de-computador/> Acesso em: 05/09/2022

3. Quem foi Ada Lovelace, ime.unicamp. Disponível em: <http://www.ime.unicamp.br/~apmat/ada-lovelace/> Acesso em: 05/09/2022

4. Ada Lovelace: quem foi, importância na tecnologia e curiosidades, betrybe. Disponível em: <https://blog.betrybe.com/tecnologia/ada-lovelace/> Acesso em: 05/09/2022

5. Curiosidades sobre Ada Lovelace, gobacklog. Disponível em: <https://www.gobacklog.com/blog/curiosidades-sobre-ada-lovelace/> Acesso em: 05/09/2022

6. Things you may not know about Ada Lovelace, history.com. Disponível em: <https://www.history.com/news/10-things-you-may-not-know-about-ada-lovelace> Acesso em: 05/09/2022

7. As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo, Rachel Ignotofsky

a/ada_lovelace.txt · Última modificação: 2022/09/05 19:37 por Heloisa Mendes