Tabela de conteúdos

Tim Berners-Lee


[2]Fotografia de Tim Berners-Lee feita por Simon Dawson/Reuters.

Biografia

Nascido em Londres no dia 8 de junho de 1955 Timothy John Berners-Lee, conhecido popularmente por Tim Berners-Lee, filho de Conway Berners-Lee e Mary Lee Woods, ambos matemáticos, Tim estudou na Emanuel School entre os anos 1969-1973, após a sua formação Tim passou a estudar na The Queen's College em Oxford onde se formou em física no ano de 1976.

Já formado, passou a trabalhar no ano de 1980 no CERN(Organização Européia para Pesquisa Nuclear), em Genebra,Suíça. Foi lá que Tim desenvolveu seu projeto paralelo como o nome de enquire que consistia em um programa que armazenava informações, foi esse programa que definiu a base da World Wide Web ou em português Rede Mundial de Computadores. Neste período, Tim sugeriu o compartilhamento de informações através de hipertexto, entretanto, a demora em reconhecer seus esforços por parte do CERN o fez buscar outro local de trabalho.

Em 1980, passou a trabalhar na John Poole’s Image Computer System Ltda, porém em 1984, ele volta a trabalhar no CERN onde faz novamente a proposta do compartilhamento de informações através de hipertexto, esta que, posteriormente, seria conhecida como rede mundial de computadores, tinha inicialmente o objetivo de reunir o conhecimento individual de cada pesquisador, permitindo a troca de informações entre diversas pessoas.

Em 1989, escreveu o primeiro servidor www que foi implementado nas instalações do CERN. Nos anos seguintes, aprimorou ainda mais o seu projeto. Em 1994, começou a lecionar no MIT, onde é professor atualmente.

Principais Contribuições

Timothy John Berners-Lee contribuiu de diversas formas, primeiro criou a rede mundial de computadores, que tem como objetivo o compartilhamento de textos, imagens e vídeos, desta forma, para ter acesso a este conteúdo é necessário a utilização de um tradutor ou em outras palavras um navegador.

Criou também o código HTML ou HyperText Markup Language, em português, Linguagem de Marcação de Hipertexto, que é utilizado para a criação de páginas na web. Tim também fez o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol), em português, Protocolo de Transferência de Hipertexto, que é a base da rede de computadores, pois é através do HTTP que acontece a transferência de páginas HTML na web.

Prêmios e Distinções

Tim Beners-Lee ao longo dos anos ganhou diversos prêmios em reconhecimento a sua criação e ao impacto que a mesma desempenha na sociedade. Como é o caso do prêmio Turing considerado o nobel da computação, ganho por Tim em 2016, sendo concedido pela  Association for Computing Machinery (ACM). Ganhou muitos outros que estão descritos abaixo[4]:

Produção Científica

A criação da rede mundial de computadores desempenha papel fundamental na sociedade, pois o compartilhamento de informações passou a ser mais rápido e eficiente, pela sua extraordinária velocidade, auxiliando nas mais diversas profissões e até criando novas. Auxilia também na circulação de capital, pois agora podemos fazer transferências de qualquer lugar, porém esta criação não atinge de forma igual a sociedade, gerando desigualdades, por esse motivo, Tim defende a igualdade digital. Desta forma, a criação da rede mundial de computadores é genial, pois diminui custos, gera renda, auxilia profissionais, agregando tudo com extrema velocidade, tudo isso em apenas uma criação, entretanto está longe de ser para o alcance de todos.

Mas afinal como a Rede Mundial de Computadores funciona?

Os diversos tipos de dados contidos nas páginas da web, como por exemplo imagens, textos, vídeos e jogos, são em um primeiro momento informações codificadas. Estas recebem o nome de hipertextos, assim para que possamos acessar as informações da páginas da web, utilizamos os navegadores, que tem como intuito acessar estas páginas. Desta forma, iniciamos a navegação, primeiro digitamos o www mais o nome do site e ao final o .com, dado isso, o navegador pega este texto e obtém um IP e é a partir deste IP que o navegador encontra o servidor correspondente ao site buscado, fazendo assim uma conexão. Logo, o navegador pede uma permissão para o protocolo HTTP, para que possa carregar as informação de maneira decodificada, para assim começar a carregar a página, onde agora as informações que antes estavam codificadas passam a ser remontadas em forma de mídia.


[6]Exemplo do funcionamento da rede de computadores e um servidor.

Curiosidades

Referências

[1], [6] Amanda e Andrey. Tim Berners-Lee. Instituto Federal do Paraná. Ano de publicação: 28 nov de 2014. Disponível em: <http://wiki.foz.ifpr.edu.br/wiki/index.php/Tim_Berners-Lee>. Acesso em 23 ago. 2022.

[2] Tim Berners-Lee on 30 years of the world wide web: 'We can get the web we want. The guardian. O fundador da World Wide Web, Tim Berners-Lee. Fotografia: Simon Dawson/Reuters. Disponivel em:<https://www.theguardian.com/technology/2019/mar/12/tim-berners-lee-on-30-years-of-the-web-if-we-dream-a-little-we-can-get-the-web-we-want>. Acesso em 23 ago. 2022.

[3] 5 curiosidades sobre Tim berners-Lee, fundador da world Wide Web. Galileu. Disponível em:<https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/06/5-curiosidades-sobre-tim-berners-lee-fundador-da-world-wide-web.html>. Acesso em 23 ago. 2022.

[4] Tim Berners-Lee. Wikipédia. Ano de publicação: 2 de agosto de 2022. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Berners-Lee>. Acesso em 24 ago. 2022.

[5] Dennis, Michael A. Tim Berners-Lee. Britannica. 04 jun.2022. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Tim-Berners-Lee/additional-info#history >. Acesso em: 24 ago 2022.