Tabela de conteúdos

Shafrira Goldwasser


Shafrira Goldwasser, também conhecida como Shafi Goldwasser, é uma professora de engenharia elétrica e ciências da computação no MIT ( Instituto de Tecnologia do Massachussetts). Leciona ciências da matemática no Instituto Weizmann da Ciência, em Israel. Goldwasser é formada em matemática pela Carnegie Mellon University, além de possuir uma pós-graduação e mestrado de ciências da computação pela Universidade da California. Durante a sua carreira ganhou diversos prêmios e honrarias, além de ter grande participação em diversos avanços das áreas de computação e matemática.

Ocupação: Professora universitária, Criptógrafa, Matemática, Cientista de computação, Engenheira.

Nacionalidade: Estadunidense.

Cidadania: Estados Unidos, Israel.

Nascimento: 1958 (64 anos).

Residência: Israel.

Empregador: Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Instituto Weizmann de Ciência.

Biografia


Shafrira Goldwasser nasceu em Nova York no ano de 1958 e, após seu nascimento, seus pais retornaram para Israel. Após completar o ensino médio, Shafrira retornou aos Estados Unidos, onde iniciou sua vida acadêmica, obtendo graduação em matemática e ciências da computação (1979), pós-graduação(1981) e doutorado(1984). Durante seu período na Universidade da California, teve o apoio e supervisão de Manuel Blum, professor universitário e cientista da computação.

Principais Contribuições


Após sua formação, Shafrira participou do desenvolvimento das teses de complexidade computacional, criptografia e teoria computacional dos números, além disso é co-inventora da criptografia probabilística, além da descoberta, feita juntamente com Charles Rackoff e Silvio Micali, das provas do conhecimento zero. Também fez parte do desenvolvimento, em parceria com Joe Killian, da prova de números primos a partir da técnica de teste de primalidade de curva elíptica, ou prova de primalidade de curva elíptica. Além de sua participação em teses, Shafrira Goldwasser também participou de diversas palestras, entre elas a Interactive proofs and applications, que foi realizada em 1990, em Quioto, durante o Congresso Internacional de Mateméticos e o Mathematical Foundations of Modern Cryptography: Computational Complexity Perspective, realizado em 2002, em Pequim, também durante o Congresso Internacional de Matemáticos.

Prêmios


Honrarias


Obras Publicadas


Referências