Tabela de conteúdos

Radia Perlman

Biografia

Radia Joy Perlman, nascida em 18 de dezembro de 1951, em Portsmouth, Virginia, porém se mudou logo cedo para Nova Jersey. Ambos os seus pais, Julius Perlman e Hope Sonne, eram formados em engenharia e trabalhavam para o governo americano. Julius trabalha principalmente com radares e Hope com matemática e a programação de computadores. Embora tenha crescido em uma família envolvida com tecnologia e ciência, Radia também se interessava por literatura e musica. Em 1973 recebeu seu diploma em matemática e em 1976 obteve mestrado na mesma área pelo MIT. Pelman concluiu seu doutorado em ciência da computação em 1988 também no MIT. Em 1980, ingressou na “Digital Equipment Corporation” como engenheira de consultoria. Mudou-se para a “Sun Microsystems Inc” em 1997, onde trabalhou como bolsista. De 2010 a 2014 trabalhou no “Intel Labs” onde trabalhava com designs de vários protocolos de roteamento e segurança de rede. Foi professora na “Universidade de Washington” além de ministrar palestras no “MIT” e em “Harvard”. Desde 2014, Radia Perlman trabalha para a “DELL EMC”. Atualmente vive em Redmond, no estado de Washington, EUA.

Principais Contribuições e Produções Científicas

Enquanto Perlman trabalhava como engenheira consultora na Digital Equipment Corporation (DEC), em 1984, ela criou o protocolo Spanning Tree. Tal elaboração, fundamental para a operação de bridges de rede, permitiu que bridges dentro de uma LAN (rede local) se comunicassem entre si e que uma bridge raiz fosse achada. Assim, Perlman conseguiu criar um protocolo que conseguisse funcionar de maneira adequada com nuvens de rede significativamente grandes. Depois, a cientista, objetivando corrigir algumas deficiências do protocolo Spanning Tree, criou o protocolo TRILL. Este último permite que a LAN utilize de uma maneira ideal a largura de banda.

Perlman é autora de vários livros universitários, entre eles, bastante reconhecido, o “Network Security”. Suas contribuições para a segurança de rede incluem modelos de confiança para infraestrutura de chave pública, expiração de dados e algoritmos distribuídos resilientes.

Ainda, ela ministrou cursos na Universidade de Washington, na Universidade de Harvard e no MIT, e foi a palestrante principal em eventos em todo o mundo. Atualmente, Perlman detém mais de 100 patentes emitidas e trabalha na Dell EMC.

Prêmiações e Distinções

Curiosidades

Na infância de Perlman, já era possível notar a proximidade que ela tinha com a Matemática e a Ciência, pois, não só demonstrava ter uma grande paixão por essas matérias nos anos iniciais da escola, como também tinha ambos seus pais trabalhando como engenheiros para o governo americano.

Ainda jovem, entrou na MIT, a universidade em que hoje se encontra na primeira posição do ranking “melhores universidades do mundo” segundo a Forbes. Na MIT, primeiramente, tornou-se Bacharel em Matemática, em seguida, fez Mestrado nessa mesma área e, por fim, fez seu doutorado em Ciência da Computação.

Sua jornada nessa universidade foi de extrema importância para que ela pudesse desenvolver diversos projetos e pesquisas que impactaram profundamente dentro de diferentes áreas das ciências exatas, entre eles o protocolo Spanning Tree e o protocolo TRILL.

Referências