Definição
O conceito de qualidade de qualquer serviço prestado vem do pensamento e agrado ao cliente. A percepção da qualidade de um serviço prestado virou algo de grande importância para as empresas, passando a ser mais um pré-requisito do que escolha individual do mercado. A precaução com a qualidade passou a existir e, depois de ter reconhecimento, chegou-se a conclusão de que tudo que tem boa base de serviço acaba conquistando mais vendas no geral e com softwares definitivamente não seria diferente.
Quando falado de qualidade de software, pontos diferentes são vistos, como por exemplo, ao ser olhado para qualidade dentro de o desenvolvimento de uma aplicação, é diagnosticado com qualidade aquele software que possua uma utilização técnica adequada e boas práticas que levem ao desenvolvimento do projeto, atendendo as necessidades do cliente independente das ferramentas usadas.
Ao fim, a qualidade de software tem a intenção de garantir o uso de todas as técnicas e meios possíveis para que seja possível alterar, usando os modelos de controle e dando a garantia de qualidade com tudo que se é adotado durante o processo.
Aplicação
Apesar de ser uma ferramenta computacional, devemos também entender como nós dirigimos essa complexidade digital para o usuário e como a equipe trabalhará esses dados. Os pontos que devem ser vistos, previstos e revistos serão responsáveis pela evolução constante do produto, estes que se estendem a equipe, o software e o cliente.
A equipe deverá ter agilidade na atuação frente a feedbacks negativos, providenciando bons diagnósticos e a qualidade do código será fundamental, pois o entendimento e modificações das funcionalidades da aplicação dependerá da clareza de como foi representado o código. Ampliando o entendimento dos profissionais e agilizando aprimoramentos.
As funcionalidades do software devem se ater à complexidade inerente da utilização do produto, fato que pode causar frustração aos usuários. As características importantes são eficiência, alto rendimento e agilidade da ferramenta que buscam prevenir os conhecidos “lags” e reduzir o tempo que usuário irá utilizar para chegar a determinada solução.
O alcance da aplicação também deve ser entendido pela equipe, como pacotes de idiomas, acessibilidade e flexibilidade, que poderá ser utilizado em outras plataformas ou sistemas operacionais. A capacidade registros de versões anteriores ou seja, de recuperar dados conhecido como “backup”, também é importante para prevenir eventuais erros provenientes da fatores externos ou internos.
Portanto, é importante que haja a garantia de que os quatro requisitos da qualidade de software (usabilidade, confiabilidade, funcionalidade e manutenibilidade) sejam atingidos.