Linus Benedict Torvalds (28 de dezembro de 1969) é um Cientista da computação nascido na cidade de Helsínquia, Finlândia, conhecido principalmente por ser o criador do núcleo Linux (Linux Kernel), usado amplamente por diversos sistemas operacionais como o Linux, Android e Chrome OS. Além das contribuições com o Kernel do Linux, Torvalds também foi criador do Git, um sistema open source de controle de versões distribuído.
Conteúdos:
Torvalds nasceu na capital da Finlândia, Helsínquia, e é filho dos jornalistas Anna e Nils Torvalds. Sua família pertencia a uma minoria finlandesa cujo idioma é o Sueco. Seu nome foi inspirado pelo químico vencedor do prêmio Nobel Linus Pauling, mas, o próprio Linus diz que metade do seu nome vem do personagem Linus Van Pelt, personagem da tira de jornal americana Peanuts (conhecida no Brasil por Minduim).
Seu interesse por computadores começou bastante cedo em sua vida. Aos 11 anos começou a mexer e programar em BASIC no Commodore VIC-20 do seu avô, um computador doméstico de 8 bits lançado em 1980. Mais tarde comprou seu primeiro computador pessoal, o Sinclair QL, que, pela falta de disponibilidade de software na Finlândia, Torvalds fez diversas modificações, chegando a criar seu próprio editor de texto, assembler e modificar o sistema operacional da máquina. Ele também utilizou o Sinclair QL para criar uma cópia do jogo Pac-Man, que ele batizou de Cool Man.
No ano de 1988 Torvalds passou a estudar Ciência da Computação na Universidade de Helsínquia, onde se formou com um mestrado no ano de 1996. Entretanto, devido ao serviço militar obrigatório da Finlândia, Linus foi para a marinha em 1989, onde passou um ano em treinamento como observador para artilharia. Ao retornar para a universidade, ele comprou o livro Operating Systems: Design and Implementation(Sistemas operacionais: Design e Implementação), em que seu autor fala sobre o MINIX, uma versão educacional e mais simples so sistema operacional UNIX. Essa exposição, junto ao contato direto com um computador utilizando o UNIX, inspirou sua tese de mestrado, que foi intitulada Linux: A Portable Operating System (Linux: Um Sistema Operacional Portátil).
Torvalds conheceu sua esposa Tove Torvalds, com quem teve três filhas, no ano de 1993. Eles se conheceram enquanto ele ministrava exercícios introdutórios a computação para alguns estudantes, quando, em uma das lições, em que foi pedido para mandarem um e-mail ao Linus, sua futura esposa na época, o mandou um convite para um encontro. Torvalds e sua família se mudaram da Finlândai para San Jose na Califórnia, e posteriormente para Portland, Oregon.
Em 2000, ele foi o 17º na pesquisa Time 100: Pessoas Mais Importantes do século, já em 2004 a mesma revista o nomeou como uma das pessoas mais influentes do mundo e posteriormente em 2006, a edição da revista na Europa o consideirou um dos heróis revolucionários dos últimos 60 anos.
No ano de 2010 Torvalds se tornou um cidadão estado-unidense.
O Linux é um kernel de um sistema operacional, ou seja, é básicamente um núcleo que possui controle sobre o sistema, e que tem a a função de facilitar a comunicação entre o hardware e o software. Entre outras funções, o kernel é responsável por controlar todos os recursos de hardware de uma máquina e optimizar a utilização de recursos.
O envolvimento de Linus ocorreu principalmente na criação do kernel, que seria acoplado e implementado ao projeto do Richard Stallman, que desejava criar um sistema operacional compatível com o Unix formado apenas por software livre, que seria publicado sobre a GNU General Public License. Inicialmente, por volta de 1991, Torvlads havia criado o Linux para aplicações em MINIX, um sistema operacional baseado em Unix, após ficar decepcionado com o licenciamento voltado exclusivamente para a educação. Após a evolução do Kernel, e da disponibilidade dos códigos livres licensiados pela GNU, surgiu o GNU/Linux.
O Linux possui uma importância muito grande e uma participação muito abrangente no mercado de tecnologia. É o sistema operacional mais utilizado de maneira geral, isso em grande parte devido ao Android, sistema operacional basado em Linux que detém 71.86% do mercado mundial em sistemas operacionais mobile. Além disso o Linux é utilizado em servidores, sendo que, dos 1 milhão de servidores web mais acessados, 96.3% utilizam Linux. Outra categoria dominada pelo Linux são os supercomputadores, onde todos os 500 mais poderosos rodam alguma distribuição do Linux.
Atualmente exsitem centenas de de distribuições de Linux, cada uma com um propósito diferente e voltada para um tipo de usuário distinto, desde aquelas mais simples e voltadas a usuários casuais, como o Ubuntu e o Linux Mint, até distribuições que necessitam de um conhecimento mais avançado como o Arch Linux. Algumas das distribuições mais populares são: Ubuntu, Debian, CentOS Linux, CentOS Stream, Red Hat Enterprise Linux (RHEL), Gentoo, Fedora (utilizada pelo próprio Linus), OpenSUSE, Scientific Linux, CloudLinux, Elementary OS, Linux Mint e Arch Linux.
Git é um sistema de controle de versão de código aberto que permite que os desenvolvedores rastreiem mudanças no código ao longo do tempo e colaborem em projetos de software. Ele foi criado por Linus Torvalds e foi inicialmente desenvolvido para o kernel Linux. Além de ser usado para desenvolvimento de software, também pode ser utilizado para registrar o histórico de qualquer tipo de arquivo. Ele pode ser usado localmente em um computador ou em conjunto com plataformas de hospedagem remotas como o GitHub ou GitLab.