Tabela de conteúdos

Hedy Lamarr

Hedy Lamarr em "Um Rival nas alturas", 1944

Hedy Lamarr foi uma atriz e inventora austríaca dos anos 40, sendo conhecida no ramo artístico como grande estrela de Hollywood e no ramo cientifico como a “Mãe do Wi-fi“, uma importante contribuinte para as tecnologias de informação e comunicação.

Biografia

Nascida no dia 9 de novembro de 1914 na cidade de Viena, Áustria, Hedwig Eva Maria Kiesler era filha de uma pianista e um diretor bancário, ambos judeus. Devido à carreira de seus pais, ela cresceu com incentivo às artes, tendo aulas de balé e piano, mas também com incentivo aos estudos, sendo uma menina bastante curiosa e interessada no funcionamento de tecnologias da época.

Apesar de muito inteligente, sua beleza chamou mais a atenção e, ainda adolescente, foi descoberta pelo diretor austríaco Max Reinhardt, que a levou para Berlim para que estudasse e se tornasse atriz. Hedwig Kiesler niciou no ramo das artes cênicas sob o nome artístico Hedy Lamarr, pelo qual é conhecida até os dias atuais, e teve muito sucesso no cinema, estreando filmes como Sansão e Dalila e Êxtase. Seu grande sucesso a levou para os Estados Unidos, onde se tornou uma estrela de Hollywood, reconhecida por seu talento e beleza. No entanto, Lamarr mantinha desde muito jovem seu interesse pela ciência e, por anos, estudou e fez experimentos em sua casa, buscando contribuir para o desenvolvimento tecnológico.

O Frequency Hopping

Em 1940, durante um evento social, Hedy Lamarr conheceu George Antheil, um escritor e compositor americano que compartilhava do seu interesse por pesquisa e inovação. Os dois trabalharam juntos e, seguindo a ideia de Lamarr, criaram um aparelho de interferência em rádio para evitar que radares nazistas interceptassem mensagens do exército americano. Os dois basearam-se na ideia de alternância de frequência (frequency hopping), que surgiu durante um dueto ao piano, quando começaram a conversar entre si alterando os controles do instrumento.

O projeto foi patenteado no nome de Hedwig Eva Maria Kiesler e oferecido ao Departamento de Guerra dos Estados Unidos, mas foi recusado por ser “complicado demais de executar”. Anos mais tarde, quando a patente já havia expirado, os EUA utilizaram o aparelho de interferência de Lamarr e Antheil durante o conflito da crise dos mísseis de Cuba, mas os dois só receberam crédito por isso em 1997, quando a Electronic Frontier Foundation os premiou com o Pioneer Award.

Patente do "Frequence Hopping" de Hedy Lamarr

Mais tarde, a tecnologia do aparelho de frequência criado por Hedy Lamarr foi usada como base para o desenvolvimento da tecnologia de comunicação utilizada atualmente nas conexões sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth e GPS, ficando então conhecida como a “Mãe do Wi-Fi”. Após se aposentar, Hedwig Eva Maria Kiesler publicou sua autobiografia “Ecstasy and Me” e, no dia 19 de janeiro de 2000, faleceu, com seus 86 anos de idade.

Prêmios e Homenagens

Curiosidades

Referências