Tabela de conteúdos

Engenharia de Software


Um engenheiro de software é um profissional que aplica os princípios da área onde ele atua guiando e projetando desde o conceito, gestão, requisito, processos, construção, programação, codificação, entre outros, o engenheiro também faz teste de qualidade escrevendo-os, garantindo seus requisitos dos softwares, e por fim, sua manutenção: é nessa parte que entram as correções, evoluções e melhorias de performance. Cada uma das etapas é extremamente importante, desde a metodologia quanto as técnicas, frameworks e ferramentas que variam de engenheiro para engenheiro.

Áreas de atuação


Bancos de dados, programas técnico-científicos, softwares para tablets e smartphones, sistemas eletrônicos embarcados, jogos, programas educativos, ensino, sistemas de gerenciamento, administração de empresas ou qualquer área de T, se você se especializar por meio de pós-graduações, ganhando especialização dentro da empresa ou por outros métodos pois é uma área muito dinâmica.

Formação do curso


A faculdade dura em média 8 semestres, variando um pouco dentro de cada faculdade. Em geral, suas principais matérias são: fundamentos de sistemas da informação, redes de computadores, estruturas de dados, algoritmo, banco de dados, sistemas operacionais, desenvolvimento de software, diversas matérias para programação, data sciene, teste de software, estatística, matemática aplicada, gerenciamento de projetos, entre outros.

Geralmente, todo o conhecimento adquirido no curso não é o suficiente nesta área para entrar no mercado de trabalho, estágios são muito recomendados depois de passar de algumas matérias de programação, além de ser recomendado para quem gosta de tecnologia e programação.

O engenheiro em si não necessariamente precisa atuar em todas essas etapas de uma vez só, algumas dessas funções podem ser efetuadas por outros profissionais como os formados em ciência da computação, um analista de negócios, de sistemas, entre outros. É importante ressaltar que apesar disso é necessário ter uma boa visão como um todo, mas não demanda tanto ser extremamente habilidoso em todas as performances, variando da carência da empresa e do projeto em questão, entretanto empresas como o google optam por contatar mais engenheiros de software.

Atenção, pois um engenheiro de software e um programador são coisas diferentes, enquanto um programador fica envolvido somente no aspecto de codificação do sistema e possui nenhuma ou pouca atuação nas outras atividades, o engenheiro de software pode, e muitas vezes, deve atuar como um programador dentro dos projetos e tem mais controle, pois conhece as atuações do projeto como um todo. Para ser um engenheiro de software é necessário ter uma visão muito ampla e não uma coisa só, sabendo efetuar todas as áreas direcionadas a isto que é o desenvolvimento de software.

Grandes Nomes

Margaret Hamilton

Nascida em 17 de agosto de 1936 em Paoli, Indiana, EUA, hoje com 86 anos segue tecendo uma história brilhante. Margaret trabalhou na NASA e já publicou mais de cem artigos de suas pesquisas contribuindo cada vez mais em áreas de desenvolvimento de software e programação.

A americana foi uma grande diretora da divisão da engenharia de software e também cientista. Importante citar que Hamilton também contribuiu com chegada a Lua, o programa desenvolvido por Margaret capacitou a continuidade da missão por conta da elaboração feita para a continuidade mesmo com a sobrecarga do sistema.

Linus Torvalds

Nascido em 28 de dezembro de 1969, em Helsinki, sendo o criador do Kernel do Linux, base a qual possibilita a criação de diversos sistemas gratuitos e não só eles como também é defensor do código aberto e software livre. Interessante citar que Torvalds continua envolvido na evolução do Linux, sendo integrante da Linux Fundation.

Em 1997, recebeu os prêmios “1997 Nokia Foundation Award'y” e “Lifetime Achievement Award at Uniforum Pictures”. Marcando mais e mais presenças de atuação de qualidade na área.

Torvalds ganhou diversos prêmios como o recebido pela InfoWorld que concedeu o Prêmio pelas Realizações Industriais de 2000. Linus tem mestrado de Ciência da Computação e nos dias atuais segue atuando na área da computação com seus 52 anos de pura genialidade e contribuição para o mundo da tecnologia e programação.

Referências

  1. - Colaço, Janize. Engenharia de Software: o que é, como se tornar e conselhos de quem está na área. Disponível em: https://www.napratica.org.br/profissao-engenheiro-de-software/
  2. - Siqueira, Shymenne. Engenharia de Software: vale a pena investir na profissão?. Disponível em: https://matriculas.estacio.br/blog/engenharia-de-software/
  3. - Inteli. Engenharia De Software. Disponível em: https://www.inteli.edu.br/engenharia-de-software/
  4. - SILVA, R. B. As doze mentes mais brilhantes da história da computação. Disponível em: <https://universoracionalista.org/as-doze-mentes-mais-brilhantes-da-historia-da-computacao/>. Acesso em: 4 set. 2022.
  5. - AIDAR, L. Margaret Hamilton. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/margaret_hamilton/>. Acesso em: 4 set. 2022a.
  6. - WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Linus Torvalds. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Linus_Torvalds&oldid=64225274>.
  7. Linus Torvalds. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/linus-torvalds/>. Acesso em: 4 set. 2022.