Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


prog2:strings

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
prog2:strings [2019/08/19 16:45]
maziero
prog2:strings [2020/03/03 16:34] (atual)
maziero [Exercícios]
Linha 5: Linha 5:
 ===== Declaração ===== ===== Declaração =====
  
-Em C, strings são implementada ​como vetores de caracteres terminados por um caractere especial '​\0'​ (que é considerado no tamanho do vetor). As aspas duplas ("​..."​) são usadas para declarar strings constantes.+Em C, strings são implementadas ​como vetores de caracteres ​(tipo ''​char''​) ​terminados por um caractere especial ​''​'\0%%'​%%'​' (que é considerado no tamanho do vetor). As aspas duplas ("​..."​) são usadas para declarar strings constantes.
  
 Exemplos: Exemplos:
Linha 113: Linha 113:
   - Ler uma string da entrada padrão e escrevê-la na saída padrão ao contrário (do final para o início), de forma similar ao comando ''​rev''​ do Unix.   - Ler uma string da entrada padrão e escrevê-la na saída padrão ao contrário (do final para o início), de forma similar ao comando ''​rev''​ do Unix.
   - Calcular o tamanho de uma string (sem usar ''​strlen''​).   - Calcular o tamanho de uma string (sem usar ''​strlen''​).
-  - Converter as letras de uma string em maiúsculas.+  - Converter as letras de uma string em maiúsculas ​(dica: estude a estrutura da tabela ASCII antes de implementar).
   - Ler linhas da entrada padrão e escrevê-las na saída padrão em ordem alfabética crescente, de forma similar ao comando ''​sort''​ do Unix.   - Ler linhas da entrada padrão e escrevê-las na saída padrão em ordem alfabética crescente, de forma similar ao comando ''​sort''​ do Unix.
   - Remover de uma string os caracteres que não sejam letras, números ou espaço, sem usar string auxiliar.   - Remover de uma string os caracteres que não sejam letras, números ou espaço, sem usar string auxiliar.
Linha 119: Linha 119:
   - Colocar entre colchetes ([ ]) os caracteres de uma string que não sejam letras, números ou espaço; as alterações devem ser feitas na própria string, sem usar string auxiliar.   - Colocar entre colchetes ([ ]) os caracteres de uma string que não sejam letras, números ou espaço; as alterações devem ser feitas na própria string, sem usar string auxiliar.
   - Escreva uma função ''​int busca(agulha,​ palheiro)'',​ que busca a string ''​agulha''​ dentro da string ''​palheiro'',​ sem usar funções prontas da biblioteca C. A função deve retornar o índice onde ''​agulha''​ começa em ''​palheiro'',​ -1 se não for encontrada ou -2 em caso de erro (uma ou ambas as strings são nulas).   - Escreva uma função ''​int busca(agulha,​ palheiro)'',​ que busca a string ''​agulha''​ dentro da string ''​palheiro'',​ sem usar funções prontas da biblioteca C. A função deve retornar o índice onde ''​agulha''​ começa em ''​palheiro'',​ -1 se não for encontrada ou -2 em caso de erro (uma ou ambas as strings são nulas).
-  - Escreva sua própria versão das funções de manipulação de strings strlen, strcpy e strcat. Depois, compare o desempenho de sua implementação em relação às funções originais da LibC (sugestão: meça o tempo necessário para ativar cada função um milhão de vezes). +  - Escreva sua própria versão das funções de manipulação de strings ​''​strlen''​''​strcpy'' ​''​strcat''​. Depois, compare o desempenho de sua implementação em relação às funções originais da LibC (sugestão: meça o tempo necessário para ativar cada função um milhão de vezes). 
-  - Escreva uma função que testa [[https://​pt.wikipedia.org/​wiki/​Pal%C3%ADndromo|palíndromos]]:​ ela recebe uma //string// de caracteres sem acentos e retorna 1 se a string é um palíndromo ou 0 senão. espaços em branco e maiúsculas/​minúsculas devem ser ignorados.+  - Escreva uma função que testa [[https://​pt.wikipedia.org/​wiki/​Pal%C3%ADndromo|palíndromos]]:​ ela recebe uma string de caracteres sem acentos e retorna 1 se a string é um palíndromo ou 0 senão. ​Acentos, ​espaços em branco e maiúsculas/​minúsculas devem ser ignorados. ​Exemplos de palíndromos:​ 
 +    * A cara rajada da jararaca 
 +    * O poeta ama até o pó 
 +    * Socorram-me,​ subi no ônibus em Marrocos!
  
prog2/strings.1566243916.txt.gz · Última modificação: 2019/08/19 16:45 por maziero