Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


prog2:processamento_de_audio

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
prog2:processamento_de_audio [2019/01/31 17:36]
127.0.0.1 edição externa
prog2:processamento_de_audio [2019/08/01 17:02] (atual)
maziero [Processamento de áudio]
Linha 5: Linha 5:
 Trecho de áudio (duração: 45s) Trecho de áudio (duração: 45s)
  
-{{audio1.png | Trecho de música (45s)}}+{{  audio1.png ​ | Trecho de música (45s)}}
  
 Detalhe do trecho de áudio acima (duração: 0,2s): Detalhe do trecho de áudio acima (duração: 0,2s):
  
-{{audio2.png | Detalhe (0,2s)}}+{{  audio2.png ​ | Detalhe (0,2s)}}
  
 Detalhe do trecho de áudio acima (duração: 0,02s): Detalhe do trecho de áudio acima (duração: 0,02s):
  
-{{audio3.png | Detalhe do detalhe (0,02s)}}+{{  audio3.png ​ | Detalhe do detalhe (0,02s)}}
  
 Visão conceitual da amostragem de áudio: Visão conceitual da amostragem de áudio:
  
-{{amostragem.png?​500 |Amostragem de sinal analógico}}+{{  amostragem.png?​500 ​ |Amostragem de sinal analógico}}
  
-Na última figura, podem ser identificados o **sinal analógico**,​ proveniente de um microfone ou outro dispositivo de captura, e as **amostras**,​ que correspondem ao valor do sinal medido em intervalos regulares de tempo. O sinal analógico ​é então representado de forma aproximada pelo seguinte vetor de amostras:+Na última figura, podem ser identificados o **sinal analógico**,​ proveniente de um microfone ou outro dispositivo de captura, e as **amostras**,​ que correspondem ao valor do sinal medido em intervalos regulares de tempo. O sinal analógico ​acima seria então representado de forma aproximada pelo seguinte vetor de amostras:
  
   [0, 10, 15, 9, -5, -9, -10, 0, 10, 14, 15, 5, 0, -5, ... ]   [0, 10, 15, 9, -5, -9, -10, 0, 10, 14, 15, 5, 0, -5, ... ]
Linha 25: Linha 25:
 O padrão PCM ([[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Pulse-code_modulation|Pulse-Code Modulation]]) é um dos padrões mais simples para representar sinais analógicos em meios digitais. Duas informações caracterizam um sinal codificado em PCM: O padrão PCM ([[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Pulse-code_modulation|Pulse-Code Modulation]]) é um dos padrões mais simples para representar sinais analógicos em meios digitais. Duas informações caracterizam um sinal codificado em PCM:
  
-  * **Taxa de amostragem**:​ é o número de amostras do sinal analógico feitas por segundo. Quanto maior a taxa de amostragem, melhor é a representação digital do som, sobretudo ​nos sinais de frequência ​mais elevada ​(agudos). Por outro lado, taxas de amostragem ​elevada ​implicam em arquivos maiores. Valores típicos de taxas de amostragem são 48 kHz em DVDs e 44,1 KHz em CDs de música ([[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Sampling_(signal_processing)|exemplos]]).+  * **Taxa de amostragem**:​ é o número de amostras do sinal analógico feitas por segundo. Quanto maior a taxa de amostragem, melhor é a representação digital do som, sobretudo ​nas frequências ​mais elevadas ​(agudos). Por outro lado, taxas de amostragem ​elevadas ​implicam em arquivos maiores. Valores típicos de taxas de amostragem são 48 kHz em DVDs e 44,1 KHz em CDs de música ([[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Sampling_(signal_processing)|exemplos]]).
   * **Resolução**:​ é o número de bits usado para representar cada amostra. Quanto maior a resolução,​ mais precisa é a representação de cada amostra e menor a distorção do sinal. CDs de música usam 16 bits de resolução,​ enquanto sistemas de telefonia costumam usar 8 bits ([[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Audio_bit_depth|exemplos]]).   * **Resolução**:​ é o número de bits usado para representar cada amostra. Quanto maior a resolução,​ mais precisa é a representação de cada amostra e menor a distorção do sinal. CDs de música usam 16 bits de resolução,​ enquanto sistemas de telefonia costumam usar 8 bits ([[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Audio_bit_depth|exemplos]]).
  
-No caso de sons com vários canais (estéreo ou //​surround//​),​ deve existir uma sequência de amostras para canal de som, geralmente todas usando a mesma taxa de amostragem e resolução.+No caso de sons com vários canais (estéreo ou //​surround//​),​ deve existir uma sequência de amostras para cada canal de som, geralmente todas usando a mesma taxa de amostragem e resolução.
  
 ===== O formato WAV ===== ===== O formato WAV =====
Linha 266: Linha 266:
 O código-fonte deve ser estruturado em diversos arquivos ''​.c''​ e ''​.h''​ que contenham as funcionalidades a serem implementadas. A figura abaixo traz uma uma **sugestão de estrutura** para o código-fonte (as setas correspondem a ''​include''​s):​ O código-fonte deve ser estruturado em diversos arquivos ''​.c''​ e ''​.h''​ que contenham as funcionalidades a serem implementadas. A figura abaixo traz uma uma **sugestão de estrutura** para o código-fonte (as setas correspondem a ''​include''​s):​
  
-{{estrutura-wav.png?​600 |Estrutura do código-fonte}}+{{  estrutura-wav.png?​600 ​ |Estrutura do código-fonte}}
  
prog2/processamento_de_audio.1548963396.txt.gz · Última modificação: 2019/01/31 17:36 por 127.0.0.1