User Tools

Site Tools


breve_historico_da_linguagem

A linguagem Pascal foi desenvolvida em 1968 pelo professor Niklaus Wirth, do Instituto de informática da ETH (Eidgenössische Technische Hochschule), em Zurique, Suíça. Sua denominação é uma homenagem a Blaise Pascal (1623-1662), matemático e filósofo francês que inventou a primeira calculadora mecânica. Foi baseada em algumas linguagens estruturadas existentes até então, como o ALGOL e PL/I.

O desejo de Wirth era dispor, para o ensino de programação, de uma nova linguagem que fosse simples, coerente e capaz de incentivar a confecção de programas claros e facilmente legíveis, favorecendo a utilização de boas técnicas de programação. Além disso, a linguagem deveria ser de fácil implementação, ou seja, os compiladores precisariam ser compactos, eficientes e econômicos.

O Pascal somente ganhou popularidade quando foi adotado pela Universidade da Califórnia (San Diego) em 1973. No mesmo período, em seus cursos, também foram feitas implementações de compiladores para mini e microcomputadores.

Na década de 80, começou a ser utilizada para propósitos comerciais com o lançamento do Turbo Pascal pela empresa americana Borland International. Posteriormente, a linguagem foi sucedida pela linguagem Object Pascal, utilizadas nas IDEs Borland Delphi, Kylix e Lazarus. Atualmente, a linguagem Pascal foi padronizada pela ISO nos padrões Standard Pascal e Advanced Pascal.

Embora não tenha sido a primeira linguagem a incorporar os conceitos de Programação Estruturada, o Pascal é considerado um marco na evolução das linguagens de programação, devido a várias inovações introduzidas na época, tais como a criação de novos tipos, a estruturação de dados, a alocação dinâmica de variáveis com o auxílio de ponteiros, a declaração de identificadores para constantes, a utilização de procedimentos que lêem e escrevem campos individuais em vez de registros completos, o uso de funções e procedimentos recursivos, entre outras.

breve_historico_da_linguagem.txt · Last modified: 2019/04/23 16:03 by castilho